Perfeitamente Equilibrada
Famosa pelo seu poder abundante, agilidade e presença majestosa. Lendária por estabelecer níveis de desempenho desportivo supremo e por manter a sua posição no topo da classe que criou durante mais de duas décadas. A geração mais recente proporciona uma entrega de potência ainda mais suave, uma condução mais ágil e um conjunto de sistemas eletrónicos de assistência que tornam a Hayabusa mais controlável, previsível e fiável. E tudo isto envolto num design de cortar a respiração, com estilo e elegância.
Características Principais
A nova bateria de iões de lítio é mais leve, mais compacta e fornece uma tensão mais estável sob carga.
A Hayabusa utiliza uma versão avançada do Suzuki Intelligent Ride System (S.I.R.S.), uma coleção abrangente de assistências eletrónicas ao condutor, como o Cruise Control e o Bi-directional Quick Shift System. Apenas a Hayabusa oferece este conjunto premium de ajudas que aumentam simultaneamente o desempenho e o conforto.
A mais recente iteração do lendário motor 1340 cm³, quatro cilindros, DOHC da Hayabusa é alimentada por corpos de acelerador eletrónicos Ride-by-Wire com duplos injetores de combustível para cada cilindro, misturando-se com ar pressurizado proveniente das entradas Suzuki Ram Air Direct (SRAD) localizadas no nariz da carenagem aerodinâmica.
Aerodinâmica e proteção contra o vento otimizadas proporcionam conforto, enquanto o desempenho de travagem melhorado inspira confiança ao condutor
A Hayabusa é instantaneamente reconhecível pela sua carroçaria cortante ao vento e pelas linhas inspiradas no falcão-peregrino — o animal mais rápido do mundo. Para trazer um visual sofisticado à icónica Hayabusa, a equipa de design da Suzuki incorporou linhas e formas distintas para alcançar uma expressão de refinamento e desempenho supremo.
O painel de instrumentos familiar da Hayabusa combina de forma hábil grandes medidores analógicos com um ecrã multifunções TFT LCD, oferecendo uma funcionalidade excecional e um estilo premium num layout familiar que certamente vais adorar.
Características do Motor
O potente motor de 1.340 cm³, arrefecido a líquido, de quatro cilindros em linha e duplo comando de válvulas à cabeça (DOHC), foi totalmente revisto para fornecer um fluxo contínuo de binário e uma aceleração sem esforço.
Usando técnicas desenvolvidas para a GSX-R1000 supersport, o cárter redesenhado apresenta passagens de lubrificação que proporcionam 54% mais fluxo de óleo para o veio de manivelas, aumentando a durabilidade.
Recortes em forma de “U” nos cilindros, o material Suzuki Composite Electrochemical Material (SCEM) e o revestimento Physical Vapor Deposition (PVD) foram concebidos para reduzir o atrito e melhorar a resistência e durabilidade.
O design leve do veio de manivelas, das bielas e dos pistões reduz a vibração interna, o que contribui para uma maior durabilidade do motor.
Alterações no design da Twin Swirl Combustion Chamber (TSCC) promovem uma combustão mais rápida e eficiente da mistura ar-combustível.
O levantamento do veio de excêntricos de escape foi aumentado e o tempo de abertura de ambas as árvores de cames atualizado, reduzindo a sobreposição de válvulas e aumentando o desempenho em regimes baixo e médio.
As válvulas de titânio leves, com molas de válvulas de maior taxa, acompanham as alterações dos veios de excêntricos para manter o controlo preciso das válvulas.
O tensor da corrente de distribuição redesenhado minimiza a oscilação da corrente e inclui um revestimento em Teflon na superfície deslizante para reduzir perdas mecânicas.
Alimentadas por bobinas de ignição independentes em cada cilindro, as velas de irídio produzem uma combustão mais completa e têm uma durabilidade superior às convencionais.
Alterações no corpo da Hayabusa permitem maior fluxo de ar através do radiador, aumentando a eficiência do arrefecimento. O fluxo de ar é 8% superior em movimento e cerca de 7% superior quando a ventoinha está a funcionar em baixas ou médias velocidades.
A Hayabusa está equipada com o Sistema de Acelerador Eletrónico Ride-by-Wire da Suzuki, que proporciona uma resposta leve e natural, com controlo linear semelhante ao de um acelerador convencional.
O controlo de precisão das válvulas do acelerador através da ECM de 32 bits torna possíveis outros sistemas avançados, como Cruise Control, Launch Control, Anti-lift Control, Bi-directional Quick Shift, arranque a frio e controlo da velocidade de ralenti, simplificando também os procedimentos de manutenção.
Os corpos de acelerador eletrónicos permitiram aumentar a capacidade do conjunto do filtro de ar para 11,5 litros, melhorando o fornecimento de ar ao motor. A tampa rígida e a estrutura interna simplificada do filtro de ar melhoram a qualidade sonora da admissão.
As duas condutas Suzuki Ram Air Direct (SRAD) na parte superior da carenagem canalizam ar fresco e de alta pressão para o filtro de ar, aumentando o desempenho de forma linear à medida que a velocidade aumenta.
O sistema Suzuki Pulsed-secondary AIR-injection (PAIR) introduz ar fresco no escape para inflamar hidrocarbonetos (HC) não queimados e reduzir as emissões de monóxido de carbono (CO).
O sistema de escape apresenta um design leve e silenciadores estilizados que complementam o visual da Hayabusa.
A configuração do escape 4-2-1-2 inclui tubos que ligam os coletores dos cilindros #1 e #4 para fornecer mais potência e binário em velocidades médias e baixas.
O sistema de escape utiliza um catalisador de dois estágios, com um conversor elíptico de alto fluxo no coletor, seguido por conversores cilíndricos nos silenciadores direito e esquerdo, reduzindo ainda mais as emissões de HC, CO e óxidos de azoto (NOx). Sensores duplos de O2 fornecem feedback instantâneo à ECM para uma injeção eletrónica suave e limpa.
A transmissão de 6 velocidades, de relação próxima e engrenagem constante, pode ser operada de forma convencional ou através do Bi-directional Quick Shift System, permitindo mudanças mais rápidas e fáceis sem acionar a embraiagem ou o acelerador.
A embraiagem hidráulica reduz o esforço na manete e oferece uma perceção precisa da zona de fricção.
Jatos de óleo no cárter pulverizam lubrificante sobre as 4ª, 5ª e 6ª engrenagens para reduzir fricção, desgaste e ruído mecânico em operação de alta velocidade.
O veio secundário alongado acomoda a embraiagem SCAS, e rolamentos de agulhas mais longos aumentam a durabilidade.
Desenvolvida especificamente para a Hayabusa, a corrente de transmissão RK GB50GSVZ4 possui pinos e rolos maiores, garantindo operação fiável e silenciosa.
Características do Chassis
O quadro em alumínio de dupla longarina e o braço oscilante incorporam peças fundidas e secções extrudidas em alumínio, proporcionando a combinação ideal de flexibilidade e rigidez.
O subquadro leve e redesenhado é feito de tubos de aço retangulares mais longos, garantindo uma elevada capacidade de carga.
As forquilhas invertidas KYB totalmente ajustáveis, com estrutura interna revista, melhoram a absorção de impactos e proporcionam uma condução mais suave e com melhor aderência.
Os tubos interiores de 43 mm das forquilhas apresentam revestimento Diamond-Like Carbon (DLC) para reduzir fricção e melhorar a resposta em irregularidades pequenas do piso.
O amortecedor traseiro possui anéis de pré-carga roscados e ajustes de força de compressão e retorno.
Um amortecedor de direção montado no quadro e no suporte inferior da forquilha suprime vibrações indesejadas e forças de direção, proporcionando uma sensação leve em baixas velocidades.
As jantes de alumínio fundido de 7 raios ajudam a melhorar a aderência e o tato.
Os pneus Bridgestone BATTLAX HYPERSPORT S22 utilizam um composto e construção que melhoram a aderência em piso seco e o desempenho em condições molhadas, proporcionando maior agilidade geral e excelente estabilidade em linha reta e travagem, para uma condução mais emocionante e confiante.
As pinças de travão dianteiras Brembo Stylema de 4 pistões apresentam um design leve, compacto e cuidadosamente esculpido, destinado a motos de alto desempenho. Melhoram o fluxo de ar em torno das pastilhas para arrefecer mais rapidamente e oferecer resposta imediata.
As pinças Stylema agarram discos flutuantes em aço inoxidável de 320 mm, com padrão de furos que otimiza a eficiência de arrefecimento.
O guiador está montado 12 mm mais próximo do condutor, melhorando substancialmente o conforto e reduzindo a fadiga em viagens longas, ao mesmo tempo que aumenta o controlo.
As manetes ajustáveis da embraiagem e do travão dianteiro, anodizadas em preto, têm formas cuidadosamente desenhadas para ajudar no controlo e incluem ranhuras nas extremidades que reduzem a pressão do vento.
A pega do passageiro está posicionada para ser fácil de agarrar.
O assento e a pega do passageiro podem ser substituídos por uma carenagem traseira monoposto opcional, com cor a condizer, que atua como apoio lombar nas viagens a solo, enquanto realça o estilo desportivo da Hayabusa.
Características Elétricas
Os condutores adoram a funcionalidade excecional e o layout familiar do painel de instrumentos reconhecível da Hayabusa.
O grande tacómetro e velocímetro analógicos foram atualizados, exibindo agora uma aparência mais moderna e atrativa, com numeração maior e mais visível.
Um destaque excecional é o painel TFT LCD, montado entre o velocímetro e o tacómetro, que mostra informações como configurações atuais do sistema SDMS-α, dados ativos como ângulo de inclinação (com função de retenção máxima), pressão dos travões dianteiro e traseiro, taxa de aceleração ou desaceleração, posição do acelerador, hora, mudança engrenada, odómetro, duplo conta-quilómetros parcial, temperatura ambiente, consumo instantâneo e médio, autonomia, tempo de viagem e voltagem da bateria.
Essencial para o funcionamento do S.I.R.S. e outras funções elétricas é o sistema de cablagem Computer Area Network (CAN), que atua como uma rede de informação interligada, mais rápida e simples que os sistemas de cablagem convencionais.
O sistema de carregamento de 400 W utiliza um estator trifásico arrefecido a óleo e uma bateria de alta capacidade, livre de manutenção, com fusíveis facilmente acessíveis sob o assento.
Outro componente de apoio ao S.I.R.S. é a Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch.
• A IMU mede seis direções de movimento ao longo de três eixos, detetando inclinação, rotação e guinada com base na posição, movimento e aceleração da moto.
A Hayabusa está equipada com a mais recente unidade ABS compacta da Bosch. Em conjunto com a IMU, o sistema ABS inclui o Motion Track Brake System, o Slope Dependent Control System e o Hill Hold Control System.
A iluminação altamente funcional e atrativa condiz com o estatuto premium da Hayabusa.
• Os quatro LEDs (dois superiores e dois inferiores) para o médios estão montados nos cantos e iluminam um painel refletor, preenchendo o conjunto ótico com uma luz apelativa.
Os piscas dianteiros estão integrados nas luzes de presença — uma novidade numa motocicleta Suzuki.
• O esquema de iluminação, com luz branca para a posição e intermitentes em laranja quando a pisca está ativa, cria um efeito visual único que reforça a sensação de luxo.
O design arrojado do farolim traseiro LED e dos piscas traseiros cria uma faixa horizontal ampla e nítida na secção posterior da Hayabusa.
Sistema Inteligente de Condução Suzuki (S.I.R.S.)
1. Controlo das características de potência do motor
• O Suzuki Drive Mode Selector Alpha (SDMS-α) oferece três modos predefinidos de fábrica (A, B e C) e três modos definidos pelo condutor para os sistemas Power Mode Selector, Motion Track Traction Control, Anti-lift Control, Engine Brake Control e Bi-directional Quick Shift.
• O modo A é para condução desportiva ativa, o modo B para condução geral e o modo C para conforto e turismo.
• Podem ainda ser criadas três configurações personalizadas (U1, U2, U3), permitindo ajustar rapidamente o S.I.R.S. ao teu estilo de condução ou estrada preferida.
• O Power Mode Selector (PW) permite escolher entre três modos de características de potência (1, 2 e 3), consoante as condições ou preferências.
• Modo 1: resposta mais imediata e potência máxima — ideal para condutores experientes em boas estradas.
• Modo 2: resposta mais suave e entrega linear — adequado à maioria das situações.
• Modo 3: resposta mais suave e potência reduzida — ideal para condutores menos experientes ou piso escorregadio.
2. Controlo da aceleração do motor
• Derivado do sistema usado nas motos MotoGP da Suzuki, o Motion Track Traction Control (TC) aumenta a estabilidade e ajuda a controlar a Hayabusa em várias condições, limitando o deslizamento da roda traseira.
• O sistema TC oferece 10 níveis de intervenção e pode ser desligado. Quanto maior o número, mais sensível é à perda de tração.
• A ECM monitoriza continuamente a velocidade das rodas, rotação do motor, posição do acelerador, mudança engrenada e ângulo de inclinação fornecido pela IMU. Quando deteta perda iminente de tração, ajusta a potência para evitar derrapagens.
• O Anti-lift Control (LF) evita que a roda dianteira levante durante acelerações fortes.
• O Launch Control (LC) garante arranques eficientes, com três modos:
Modo 1: 4.000 rpm (aceleração suave)
Modo 2: 6.000 rpm (aceleração forte)
Modo 3: 8.000 rpm (aceleração máxima e mais rápida).
3. Controlo da desaceleração do motor
• O Engine Brake Control (EB) oferece três modos (e um modo OFF) que ajustam a força de travagem do motor. Quanto maior o modo, mais suave é a desaceleração, evitando deslizamento da roda traseira nas reduções. Pode ser desligado para sentir todo o efeito do travão-motor.
4. Controlo a velocidade constante
• O Cruise Control mantém a velocidade selecionada sem necessidade de segurar o acelerador.
• Pode ser definido entre 31 km/h e 200 km/h, em 2ª ou mudança superior, entre 2.000 e 7.000 rpm.
• O Active Speed Limiter da Suzuki é o primeiro na indústria das motos e permite definir um limite de velocidade a não ultrapassar — ajudando a evitar excesso de velocidade.
5. Controlo das operações do motor
• O Bi-directional Quick Shift (QS) permite mudanças ascendentes e descendentes rápidas sem usar embraiagem ou acelerador.
• QS Modo 1: reação rápida (estilo competição).
• QS Modo 2: reação mais suave para condução descontraída.
• As funções de assistência e escorregamento da embraiagem SCAS garantem passagens de caixa ainda mais suaves.
• O Suzuki Easy Start System permite ligar o motor com um toque curto no botão de arranque.
• O Low RPM Assist aumenta automaticamente a rotação do motor em arranques ou baixas velocidades, facilitando a condução no trânsito.
6. Controlo da travagem
• O Sistema de Travagem Combinada aplica travagem nas duas rodas quando se aciona a manete dianteira, proporcionando maior confiança. O pedal de travão atua apenas sobre o travão traseiro.
• O Motion Track Antilock Brake System (MT-ABS) usa dados da IMU para funcionar tanto em linha reta como em curva.
• Reduz o impacto de travagens bruscas, evitando que a moto se endireite ou perca tração em curva.
• Mesmo em travagens fortes dentro da curva, o MT-ABS ajuda a manter a estabilidade.
• O sistema MT-ABS está sempre ativo — não pode ser desligado.
• O Slope Dependent Control System evita o levantamento da roda traseira em descidas, ajustando automaticamente a pressão de travagem.
• O Hill Hold Control mantém a moto imóvel em subidas, segurando automaticamente o travão traseiro por cerca de 30 segundos, permitindo um arranque mais suave.
• Outro exclusivo Suzuki: o Emergency Stop Signal faz piscar rapidamente os piscas dianteiros e traseiros para alertar os veículos atrás em caso de travagem súbita acima dos 55 km/h.
Nota:
ABS não foi concebido para encurtar distâncias de travagem. Não evita derrapagens em travagem em curva.
Emergency Stop Signal não disponível nas versões norte-americana, indiana ou canadiana.
Especificações Técnicas
Comprimento total: 2.180 mm
Largura total: 735 mm
Altura total: 1.165 mm
Distância entre eixos: 1.480 mm
Distância ao solo: 125 mm
Altura do assento: 800 mm
Peso em ordem de marcha: 262 kg
Tipo de motor: 4 tempos, arrefecido a líquido, DOHC, 4 cilindros em linha
Diâmetro x Curso: 81,0 mm x 65,0 mm
Cilindrada: 1.340 cm³
Taxa de compressão: 12,5:1
Sistema de combustível: Injeção eletrónica
Arranque: Elétrico
Lubrificação: Cárter húmido
Transmissão: 6 velocidades, engrenagem constante
Suspensão dianteira: Telescópica invertida, mola helicoidal, amortecimento por óleo
Suspensão traseira: Tipo link, mola helicoidal, amortecimento por óleo
Avanço / trilha: 23°00' / 90 mm
Travões dianteiros: Brembo Stylema®, 4 pistões, duplo disco com ABS
Travão traseiro: Nissin, 1 pistão, disco simples com ABS
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58W), sem câmara
Pneu traseiro: 190/50ZR17M/C (73W), sem câmara
Ignição: Eletrónica (transistorizada)
Capacidade do depósito de combustível: 20,0 L