Yamaha / Motos / Super Desportivas

Clique para aumentar

R9 2026

UMA NOVA GERAÇÃO DE SUPERSPORT

EM DESTAQUE
O lançamento de cada novo modelo 'R' sempre foi um momento de mudança, assinalando um antes e um depois para a Yamaha. E com a R9 não é diferente. Embora toda esta nova geração de Supersport marque o início de um novo capítulo, a história mantém-se inalterada, com a identidade da R9 nascida do ADN de competição da Yamaha. Desde a tecnologia desenvolvida nas corridas aos elementos de design de MotoGP, a R9 é um produto da presença da Yamaha em competições ao mais alto nível.

Uma Nova Geração de Supersport

A R9 utiliza tecnologia desenvolvida e testada nas corridas e combina-a com a aclamada plataforma do motor tricilíndrico que revolucionou a marca Yamaha na última década. A combinação deste famoso grupo motriz de elevado binário com a reconhecida precisão de condução da Yamaha, criada e desenvolvida nas pistas, deu origem a um modelo Supersport perfeitamente equilibrado e digno do estatuto emblemático da Série R.

Mantendo muitas das características de design inspiradas nas máquinas MotoGP, que se tornaram sinónimo dos modelos Supersport da Yamaha, a R9 apresenta a evolução esperada numa nova geração, enquanto a suspensão idêntica à R1 e os travões dianteiros Brembo oferecem o nível de precisão, manobrabilidade e agilidade pelo qual a gama Supersport da Yamaha é reconhecida.

 

Características

 


CP3 de 890 cc a 4 tempos com refrigeração líquida, motor de 3 cilindros

A R9 é propulsionada pelo premiado motor CP3 da Yamaha, de 890cc, refrigeração líquida, três cilindros, DOHC, 4 válvulas por cilindro com injeção de combustível. O diâmetro e o curso de 78mm x 62mm e a taxa de compressão de 11,5:1 proporciona, um excelente binário e uma elevada potência, que quando combinada com o novo controlo oferecido pelo acelerador controlado eletronicamente (YCCT), oferece um desempenho ótimo tanto em pista como em estrada. A relação final, o sincronismo de ignição e o mapeamento da injeção de combustível estão otimizados para um desempenho de verdadeira Supersport.

 

O quadro Deltabox em alumínio mais leve num modelo Supersport da Yamaha

Desenvolvido especificamente para a R9, o quadro em alumínio fundido por gravidade do tipo Deltabox viu a sua rigidez ajustada para proporcionar um desempenho desportivo independentemente da carga. O peso do quadro é de 9,7 kg o que o torna no quadro mais leve alguma vez utilizado num modelo Supersport da Yamaha. Este chassis leve significa que o peso total da R9 é de apenas 195 kg, resultando numa relação peso/potência ideal.

 

Carenagem de linhas aerodinâmicas e agressivas com defletores aerodinâmicos

A R9 é uma das motos da Yamaha com maior eficiência aerodinâmica até à data. Esta eficácia foi conseguida através de novos elementos de design da carenagem frontal, desenvolvidos através de testes exaustivos em túnel de vento. Os defletores aerodinâmicos, colocados logo abaixo das luzes, reduzem a elevação frontal e melhoram o contacto com a estrada. As asas aerodinâmicas sozinhas reduzem a elevação da roda dianteira em 6-7% em linha reta, e quando esta é combinada com o spoiler dianteiro sob a entrada de ar em forma de M, este efeito é aumentado para aproximadamente 10% durante as curvas.

 

Cilindro mestre dianteiro Brembo e pinças Stylema acionando discos de travão de 320 mm

A R9 apresenta pinças monobloco Brembo Stylema desenvolvidas em competição, que são leves, rígidas e projetadas para fornecer melhor controle e estabilidade. Os tubos de travão em malha de aço e os grandes discos dianteiros de 320 mm oferecem uma excelente consistência e sensação de controlo, sobretudo durante as travagens mais intensas. O cilindro mestre radial Brembo possui um pistão que se move na mesma direção do curso da manete do travão, aplicando pressão de forma linear à medida que o condutor pressiona a alavanca, resultando numa sensação refinada de controle.

 

Nova geração de suspensão KYB totalmente ajustável

A nova forquilha dianteira invertida KYB de 43 mm foi totalmente redesenhada, contando agora com ajustes separados para a expansão e compressão nas bainhas esquerda e direita. Cada uma pode ser ajustada individualmente, com a bainha direita para amortecimento de ressalto e a esquerda para compressão, tanto de alta velocidade como de baixa velocidade. O amortecedor traseiro é ajustável para pré-carga, amortecimento de ressalto, amortecimento de compressão e altura de condução. A nova configuração contribui para um amortecimento mais preciso e oferece um maior feedback da pista ou da superfície da estrada.

 

Modos de condução Yamaha com definições personalizáveis

Os três modos de condução integrados, Sport, Street e Rain, possuem definições de fábrica com diferentes níveis para se adequarem a várias condições e são complementados com a opção de Personalizar dois modos e com quatro modos para uso em Circuito.

 

Ajudas à condução sensíveis à inclinação, como o controlo de tração, o controlo de deslizamento e o controlo de travagem

Desenvolvida diretamente a partir dos sistemas eletrónicos da R1, a IMU de seis eixos de alta tecnologia da R9 mede constantemente a aceleração nas direções para a frente/para trás, para cima/para baixo e esquerda/direita, bem como a velocidade angular nas direções longitudinal, horizontal e perpendicular da máquina. A IMU envia dados em tempo real para a ECU, que controla os conjuntos de ajudas eletrónicas à condução, incluindo o controlo de tração (TC) sensível à inclinação, o controlo de deslizamento (SCS) e o controlo de travagem (BC).

 

Modos de motor, controlo do arranque e controlo da elevação

Estão disponíveis quatro modos de entrega da potência diferentes para ajustar o caráter desportivo do motor (PWR), enquanto o controlo de elevação (LIF) reduz e suaviza a elevação da roda dianteira em aceleração. O controlo de arranque (LC) inspirado na competição permite ao piloto arrancar da forma mais rápida e eficiente possível, o que é ideal numa pista de corridas.

 

Controlo do efeito de travão-motor e regulador de derrapagem traseira

O nível do efeito de travão-motor pode ser ajustado através de duas definições de EBM, sendo que a opção 1 oferece um nível superior de travagem do motor e a opção 2 reduz o efeito de travão-motor à medida que o piloto alivia o acelerador. Quando a roda traseira bloqueia devido à travagem excessiva do motor, o sistema regulador de derrapagem traseira (BSR) controla o binário do motor para garantir estabilidade. Este sistema destaca-se em situações de reduzida aderência.

 

Ecrã TFT de 5" com conectividade total

O ecrã TFT a cores de 5" da R9 pode ser personalizado entre quatro temas selecionáveis, enquanto o modo de pista apresenta informações relevantes apenas quando se conduz em circuito, incluindo o cronómetro com tempo por volta. O ecrã pode ser ligado a um smartphone através da aplicação MyRide da Yamaha, permitindo a visualização de chamadas telefónicas, mensagens e outras informações no painel.

 

Equipamento focado na pista, incluindo avanços e QSS de terceira geração

A R9 está dotada de equipamentos focados na utilização em pista para garantir o nível de performances esperadas de um modelo Supersport da Yamaha. Os avanços contribuem para a posição de condução desportiva, enquanto as manetes do travão e da embraiagem são ajustáveis para se adaptarem às necessidades de cada piloto. O sistema Quick Shift de terceira geração da Yamaha está instalado de série de forma a permitir subidas e descidas de velocidades sem embraiagem, garantindo um desempenho ainda mais eficaz nas mudanças de velocidades. As jantes leves em alumínio fundido estão equipadas com pneus Bridgestone Battlax Hypersport RS11 para melhor contacto e máxima aderência.

 

Registe e analise os dados de pilotagem com o Y-TRAC

A aplicação Y-Trac eleva a experiência Supersport, permitindo aos pilotos melhorar a sua condução e performances em pista através de ferramentas normalmente disponíveis apenas para pilotos profissionais. Derivada das corridas, a aplicação Y-Trac oferece a possibilidade de registar e analisar dados de pilotagem com tecnologia de nível profissional para todos os pilotos, desde os principiantes aos profissionais.

 

Cores Yamaha Racing do 70° aniversário

Assinalando os 70 anos de performance Yamaha, a R9 veste orgulhosamente a sua herança com uma impressionante pintura de aniversário em branco e vermelho. Inspirado em ícones dos anos 90, é uma mistura de nostalgia, atitude e design icónico da Yamaha – prova de que as lendas nunca saem de moda.

 

Especificações


Motor

Tipo de motor: 4 tempos, Refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas, 3 cilindros
Cilindrada: 890 cc
Diâmetro x curso: 78,0 mm × 62,1 mm
Taxa de compressão: 11,5 : 1
Potência máxima: 87,5 kW (119,0 PS) a 10 000 rpm
Versão com potência limitada: 35,0kW (47,6PS) @ 6.000rpm
Binário máximo: 93,0 N·m (9,5 kgf·m)/7000 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
emissões CO2: 116 g/km
Alimentação: Injeção de Combustível

 

Chassis

Quadro: Diamante
Ângulo do avanço de roda: 22°35′
Trail: 94 mm
Sistema de suspensão dianteira: forquilha telescópica, Ø 43 mm
Sistema de suspensão traseira: suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro: 120 mm
Curso traseiro: 118 mm
Travão dianteiro: Travão hidráulico, dois discos, Ø 320 mm
Travão traseiro: Travão hidráulico, um disco, Ø 220 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58 W) sem câmara
Pneu traseiro: 180/55ZR17M/C (73 W) sem câmara

 

Dimensões

Comprimento total: 2070 mm
Largura total: 705 mm
Altura total: 1180 mm
Altura do assento: 830 mm
Distância entre eixos: 1420 mm
Distância mínima ao solo: 140 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 195 kg
Capacidade Dep. Combustível: 14 L
Capacidade Dep. Óleo: 3,50 L

Marcas Representadas

Top
(6) items
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
Items 6
Subtotal 2.150