Aprilia / Motos

Clique para aumentar

RSV4 RR

Novo

Uma nova era

EM DESTAQUE

A Aprilia RSV4 evolui radicalmente para continuar a ser a melhor superbike, fruto da experiência em competição. Agora, melhor que nunca, graças ao novo sistema de travagem e ao novo APRC, que inclui Cornering ABS e Downshifter. O motor Euro 4, com 201 CV, combina com uma ciclística sete vezes campeã mundial de SBK.

ANÁLISE TÉCNICA

A Moto


RSV4 RR - Uma nova era
Unanimemente aclamada pelos especialistas e desejada por todos os motociclistas, a RSV4 foi sempre a referência das superdesportivas. É o melhor exemplo do que pode ser realizado pela experiência do Departamento de Competição da Aprilia, que, ao longo da sua história, alcançou 54 títulos mundiais. O principal objetivo do desenvolvimento da nova Aprilia RSV4 foi apenas um: ser a superbike mais veloz do segmento. Para o alcançar, a Aprilia levou a cabo diversas melhorias, nomeadamente em relação à eletrónica, suspensões e travões. E graças ao trabalho levado a cabo no propulsor, a RSV4 cumpre a norma Euro 4.

Motor


65 V4 - Leveza excecional
As principais caraterística desta jóia da tecnologia italiana, que permitiram criar a melhor superbike de sempre, permanecem inalteradas. Trata-se do primeiro 4 cilindros em V longitudinal de altas prestações do mundo, o motor mais revolucionário e potente alguma vez contruido pela Aprilia.
As intervenções levadas a cabo nesta evolução do V4 não se limitaram à homologação Euro 4, mas também a incrementar a fiabilidade e as prestações (201 CV às 13.000 rpm e 115 Nm às 10.500 rpm), sem perder o inimitável som que emana desta moto.

O propulsor tem agora um novo sistema de escape, com o silenciador a incorporar uma dupla sonda Lambda e válvula integrada, enquanto que a nova centralina tem uma superior capacidade de cálculo, capaz de gerir o regime máximo do motor, agora com mais 300 rpm. Nesta versão, o propulsor é cerca de 500 gr mais leve.
No intuito de incrementar as prestações e a fiabilidade, foram introduzidos pistons mais ligeiros e novos segmentos, bem como diversas alterações relativas às bielas, válvulas e sensores.

Ciclística

Comportmento de Superbike
A Aprilia é reconhecida como um dos melhores fabricantes de ciclística do mundo e a RSV4 representa a síntese das competências técnicas adquiridas pela Aprilia nas competições mundiais ao mais alto nível. Uma particularidade atualmente exclusiva da RSV4 (e desde sempre caraterística das gerações anteriores da RSV4), é a excecional possibilidade de regulação que a ciclística de série consegue oferecer. Com efeito, a nova Aprilia é a única Superbike que permite regular a posição do motor no quadro, o ângulo do canhão da direção, a regulação da articulação do braço oscilante e a altura do trem traseiro, para além de, naturalmente, as suspensões, na totalidade dos seus elementos. Tal como uma verdadeira moto de competição.

A Aprilia introduz na nova RSV4 uma novidade importante no sistema de travagem Brembo: os discos dianteiros têm agora 330 mm de diâmetro e 5mm de espessura, com pinças M50.

Tecnologia


APRC Evoluído
A Aprilia RSV4 RR torna perfeito o que era já excelente nas versões anteriores, graças a uma considerável melhoria do seu excecional pacote de controlos dinâmicos concebido e patenteado pela Aprilia. O APRC (Aprilia Performance Ride Control) é o conhecido pacote de sistemas de controlo que deriva diretamente da tecnologia vencedora das Superbikes, o mais completo entre os disponíveis no mercado atualmente.
A quarta geração do APRC integra-se na perfeição com a nova gestão eletrónica do novo comando do acelerador, completamente integrado Full Ride-by-Wire, o qual permitiu retirar 590 gr de peso à moto.

O APRC, de série na Aprilia RSV4 RF e RR, inclui:
- Novo ATC: Aprilia Traction Control, o controlo de tração regulável, sem largar o acelerador, com 8 níveis, graças a um prático joystick no lado esquerdo do guiador, com requintadíssimas lógicas de intervenção;
- Novo AWC: Aprilia Wheelie Control, o sistema de controlo de levantamento da roda dianteira, regulável em 3 níveis, pode ser ajustado sem largar o acelerador
- Novo ALC: Aprilia Launch Control, o sistema de servomecanismo na partida para uso exclusivo em pista, regulável em 3 níveis;
- Novo AQS: Aprilia Quickshift, a caixa de velocidades eletrónica, para mudanças extremamente rápidas sem largar o acelerador e sem usar a embraiagem, agora com downshift
Novo APL: Aprilia Pit Limiter, sistema que permite selecionar e limitar a velocidade para entrar no pit lane do circuito
Novo ACC: Aprilia Cruise Control. A nova gestão eletrónica da RSV4 permitiu desenvolver um evoluido sistema de cruise control, útil em viagens longas.

Além do APRC de quarta geração, as novas RSV4 RF e RR têm de série um evoluido Cornering ABS Multimapa, desenvolvido em colaboração com a Bosch para garantir maior segurança na estrada e melhores performances em circuito. O sistema 9.1 MP otimiza a travagem e a intervenção do ABS em curva, graças a um algorítmo específico que controla parâmetros como a aceleração lateral, a pressão exercida na manete de travão e o ângulo da moto. O novo ABS trabalha em conjunto com o sistema RLM (Rear Liftup Mitigation) da Aprilia, que limita a elevação da roda traseira aquando da travagem, para maior precisão de condução. O Cornering ABS é regulável em 3 níveis e desconectável, e independente dos 3 novos mapas de motor (Sport, Track, Race), permitindo ao piloto encontrar facilmente a melhor regulação possível. Os mapas de motor são "full power".

A renovação da gestão eletrónica da RSV4 passa também pela nova instrumentação TFT, a cores, que resulta num verdadeiro computador com funções excecionais. Possui dois esquemas visuais selecionáveis (Road e Race), com retroiluminação diurna ou noturna. Como opcional da RSV4 RR, surge a nova versão do V4-MP, a plataforma multimédia da Aprilia, que permite conectar o smartphone à moto via bluetooth. Agora, contempla o sistema Corner By Corner, cujos dados podem ser posteriormente descarregados para um computador. Nesta nova versão, existem também novos circuitos e a possibilidade de aquisição de dados e de cronometrar um circuito não presente no software, que agora reduz ao mínimo o consumo de bateria do smartphone. O V4-MP inclui também um sistema de infotainment, que faz a gestão dos comandos por voz e das chamadas do smartphone, sendo tal atividade visível na instrumentação digital.

 

Condições especiais de financiamento para a RSV4 acumulável com campanha de ofertas exclusivas de vestuário, equipamento e acessórios à sua escolha.

Marcas Representadas

Top
(6) items
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
  • 3
Items 6
Subtotal 2.150