220 CV AO TEU SERVIÇO
A Aprilia RSV4, a desportiva de referência, é resultado de anos de inovação e experiência em MotoGP por parte do Departamento Racing Aprilia. Desenhada para levar o nível de engenharia das motos ao limite, combina o mais alto nível de equipamento da categoria, 220 cavalos e a eletrónica APRC (Aprilia Performance Ride Control) mais sofisticada de sempre. A pista é o seu reino, e está preparada para poder absoluto.
A máxima evolução aerodinâmica
O design agressivo da Aprilia RSV4 é resultado do aperfeiçoamento aerodinâmico em tunel de vento, que a coloca em posição de dominar todos os metros de asfalto. Os apêndices aerodinâmicos foram pensados para maximizar a estabilidade, assegurando controlo em alta velocidade e precisão em curva. A experiência de condução da RSV4, sem paralelo, é também devida ao design do depósito de combustível e aos extratores laterais que desviam o calor do corpo do piloto.
A primeira da categoria
A Aprilia RSV4 monta um compacto mas extremamente potente motor, sendo a superbike street legal mais potente do mundo a cumprir a norma Euro 5+. O motor 1099-cc entrega 220 cv, e está pronto para revolucionar a experiência em pista dos mais audazes. Tudo isto, combinado com o sistema de travagem Brembo com pinças radiais Hypure, com um chassis refinado ao longo dos anos através de desenvolvimento focado na excelência e com uma aerodinâmica desenhada para o máximo controlo, permite gerir a potência com níveis de precisão e estabilidade nunca antes vistos.
Tudo pelo prazer de condução
O pack eletrónico da RSV4 foi desenhado para oferecer controlo total da performance. Os sistemas eletrónicos APRC (Aprilia Performance Ride Control) permitem uma customização da experiência de condução até agora impossível numa moto de estrada. Os comandos retroliluminados do painel TFT de 5 polegadas a cores são de fácil utilização, e os grafismoa asseguram que toda a informação é facilmente percetível.
TECNOLOGIA DE PONTA APRC
Vai ao limite e ultrapassa-o. As Aprilia RSV4 e RSV4 Factory vêm equipadas com o sistema APRC, um pack eletrónico que leva a tecnologia, a precisão e a segurança ao próximo nível. Utilizando componentes adaptativos e preditivos que operam em lógicas diferentes na tração e no wheelie control, o algoritmo analisa o estilo de condução em tempo real e faz ajustes dinâmicos para oferecer uma resposta personalizada, entregando mais controlo, mais performance, mais adrenalina. O sistema de gestão eletrónica mais avançado da atualidade pode também ser configurado com facilidade graças à opção "in-app purchase", o que significa que nõo é necessária a visita ao Concessionário Aprilia.
ELETRÓNICA DE SÉRIE
As Aprilia RSV4 e RSV4 Factory incluem de série um sofisticado pack eletrónico que deriva da experiência da Aprilia Racing Team. Este inclui IMU, AQS (Quick Shift), três Modos de Condução customizáveis (User, Street, Sport) que fazem a gestão dos três níveis do Cornering ABS, e os controlos APRC: ATC (Controlo de Tração), AWC (Wheelie Control), AEM (Engine Map) e AEB (Engine Break), sendo que alguns destes utilizam a tecnologia de última geração preditiva e adaptativa.
Para uma expriência ainda mais competitiva, é possível acrescentar packs opcionais e a plataforma multimédia Aprilia MIA (de série na RSV4 Factory).
RACE PACK
Dá o teu melhor em pista com o Race Pack, com função CornerbyCorner, que ajusta dinâmicamente os settings do Controlo de Tração (ATC), Wheelie Control (AWC) e do Travão-Motor (AEB) em tempo real, graças à sincronia com o módulo GPS, que grava automaticamente os tempos por volta e aperfeiçoa o setup de cada volta. Quando se faz o download de uma pista e se define os parâmetros do APRC, a RSV4 reconhece o circuito e ajusta automaticamente a configuração setor por setor. Para uma experiência ainda mais completa, é também possível fazer o download dos dados da telemetria para análise aprofundada. O Race Pack é de série na RSV4 Factory.
TRACK PACK
Atinge o máximo controlo com o exclusivo Track Pack. Explora o layout do Dashboard Race que contém todos os dados sobre condução em pista e experimenta três modos de condução adicionais (Race, Track 1 e Track 2). O Track Pack também inclui o sistema de assistência ao arranque Aprilia Launch Control para utilização exclusiva em pista (ALC), Pit Limiter ((APL) e Slide Control (ASC) que prevê e limita o deslizamento do pneu traseiro. O Track Pack é de série na RSV4 Factory. Está também disponível como compra in-app para a RSV4 sem necessidade de visita a um Concessionário Aprilia e requer conexão com a Aprilia MIA (opcional na RSV4 e de série na RSV4 Factory).
COMFORT PACK
Incrementa o potencial da RSV4 com o Comfort Pack, desenhado para elevar a experiência de condução em qualquer tipo de superfície. Inclui ACC (Aprilia Cruise Control), perfeito para viagens longas, e Luzes de Curva, para melhor visibilidade nas curvas. O Comfort Pack é de série na RSV4 Factory. Está disponível como compra in-app para a RSV4, não sendo necessária a visita a um Concessionário Aprilia, e requer a conexão com a Aprilia MIA.
SUSPENSION PACK
Controlo absoluto para a melhor resposta: o Suspension Pack trabalha em sinergia com o módulo GPS e com a Aprilia MIA para ajustar dinâmicamente os settings das suspensões Ohlins Smart EC 2.0 semi-ativas setor a setor, com base no estilo de condução preferido. O sistema ADC (Aprilia Damping Control) monitoriza continuamente as condições de condução e otimiza a performance das suspensões em tempo real, ajustando a compressão e a recuperação à frente e atrás, via uma escolha de dois modos. Em Active, a resposta é imediata, e em Manual Mode, o piloto pode selecionar os parâmetros. Ambos os modos oferecem a escolha entre os settings Track, Sport e Road. Utilizando a função CornerByCorner, o piloto pode fazer o download do layout da pista e customizar os parâmetros para cada setor com uma configuração que se ajusta automaticamente a cada curva. O Suspension Pack, disponível em exclusivo para a Aprilia RSV4 Factory, vem como equipamento de série.
A trajetória perfeita
O DNA racing da Aprilia RSV4 é evidente nos detalhes que a permitem libertar a potência e a agilidade com confiança absoluta. O trio de suspensões Sachs e o sistema de travagem Brembo com pinças Hypure na frente asseguram uma resposta perfeita em todas as condições de condução. O estudo aerodinâmico, com winglets e superfícies areadas nas carenagens, debaixo do ecran e na traseira, garante precisão máxima a cada inclinação.
Performance sem limites
A RSV4 é potenciada pelo inimitável motor V4 1099-cc a 65°, entregando 220 cv às 13000 rpm e 127 Nm de binário às 10800 rpm - números que a estabelecem como a superbike street-legal mais potente do mercado. Graças ao acelerador eletrónico Ride-by-Wire e ao IMU de seis eixos, o motor trabalha em perfeita sinergia com o pack eletrónico APRC (Aprilia Performance Ride Control), também adaptando a resposta aos três exclusivos Modos de Condução (User, Street, Sport). O pack eletrónico APRC inclui ATC (Controlo de Tração), AWC (Wheelie Control), AEB (Travão-Motor), AQS (Quickshifter bidirecional), AEM (Mapas de Motor) e Cornering ABS.
Tudo sob controlo
O painel TFT com 5 polegadas oferece acesso intuitivo a todos os parâmetros-chave da RSV4 e aos Modos de Condução. Os ajustes são simples de efetuar, graças aos controlos retroiluminados no guiador, que permanecem altamente visiveis à noite. A segurança é ainda incrementada pela iluminação full-LED, Incluindo DRL para uma visibilidade ótima e luz traseira integrada na apoio da matricula. Para uma experiência ainda mais avançada, a Aprilia MIA permite a gestão de notificações, chamadas, navegação e playlists, enquanto que também mostra a gestão dos controlos eletrónicos mais avançados.
Tecnologia a bordo
Todas as informações vitais são mostradas no painel TFT a cores de 5 polegadas com uma interface intuitiva. Os controlos retroliluminados no guiador permitem ajustes fáceis à noite e, para a conetividade, o sistema multimédia Aprilia MIA (de série na versão Factory) permite a gestão de chamadas, música e dos parâmetros avançados. Iluminação full-LED, incluindo DRL e a luz traseira integrada no apoio de matricula, asseguram o setup perfeito para a estrada e para a pista.
Ergonomia otimizada
Um banco ergonómico, um depósito de combustível estilizado e um correto posicionamento das peseiras combinam-se para criar uma posição de condução perfeita, independentemente do contexto ou das condições. A aerodinâmica também desempenha uma papel importante, ao reduzir a turbulência e ao assegurar uma elevada estabilidade em altas velocidades.
Eletrónica avançada
A Aprilia RSV4 foi construida para proporcionar a melhor performance, graças ao pack eletrónico APRC (Aprilia Performance Ride Control). Este, inclui IMU de seis eixos, acelerador Ride-by-Wire, Controlo de Tração ajustável em oito níveis, Wheelie Control ajustável em três níveis e com lógica adaptativa e preditiva, e Mapas de Motor, Slide Control e Travão-Motor ajustáveis. O Quick Shift bidirecional permite a engrenagem de mudanças sem acionamento da embraiagem, mesmo em downshift. A potência e o controlo são ainda otimizados através de três modos de condução customizáveis, enquanto que o Cornering ABS assegura estabilidade e precisão.
Aerodinâmica sofisticada
O design da Aprilia RSV4 é resultado de uma vasta pesquisa aerodinâmica, que eleva os parâmetros de estabilidade e de precisão. A dupla asa frontal surge em baixo do defletor de vento - desenvolvida da experiência em MotoGP e aperfeiçoada em tunel de vento - e incrementa a pressão vertical, aumentando a aderência frontal. O desenho dos apêndices aerodinâmicos oferece uma precisão excecional em curva, enquanto que a parte superior da carenagem previne a deslocação de ar entre o depósito de combustível e as pernas do piloto, incrementando o conforto de condução.
Motor V4
A estrela da RSV4 é o lendário motor tetracilindrico em V a 65°, agora Euro 5+. Com uma capacidade de 1099 cc, utiliza corpos de injeção de 52-mm para otimizar a resposta do acelerador, produzindo 220 cv às 13000 rpm e 127 Nm de binário às 10800 rpm.