A MT-09 original era um tipo de máquina japonesa totalmente novo que voltou a trazer emoções puras e verdadeiras ao mundo do motociclismo. Inspirou mais de 50.000 condutores europeus a fazerem parte do crescente movimento Hyper Naked. E agora chegou a novíssima MT-09, concebida para se juntar ao Lado Negro do Japão!
A revolução de um ícone
Com um motor CP3 EU5 de 890 cc de grande capacidade que oferece níveis mais elevados de binário a rotações mais baixas, proporciona uma aceleração ainda mais explosiva e uma melhor performance focada na estrada. A unidade IMU de 6 eixos de alta tecnologia regula as melhores ajudas eletrónicas à condução da sua classe para proporcionar o máximo controlo. Além disso, o sistema QSS permite engatar a mudança acima de forma super-rápida e redução de mudanças mais estáveis.
Para desfrutar de uma manobrabilidade altamente precisa, o novo modelo conta com um quadro compacto em alumínio, bem como com uma suspensão ajustável e jantes ultraleves. Os travões dianteiros duplos de 298 mm com bomba principal radial asseguram o controlo na ponta dos dedos. Além disso, o estilo radical de nova geração e o design puro do quadro sem cobertura confirma a MT-09 como a Hyper Naked definitiva.
Em destaque:
- Motor CP3 EU5 de 890 cc;
- Novíssimo e leve quadro em alumínio fundido CF;
- Design e estilo de nova geração;
- Unidade IMU de 6 eixos com ajudar à condução sensíveis à inclinação;
- Ecrã TFT de 3,5 polegadas a cores;
- Farol LED bifuncional e compacto;
- Quick Shift System (QSS, Sistema de Mudanças Rápidas);
- Jantes SpinForged leves;
- Suspensão regulável, atualizada;
- Êmbolo da bomba principal do travão radial dianteiro.
A história da MT começou há quase uma década quando os melhores designers da Yamaha se propuseram criar um dos mais importantes novos modelos na história da Yamaha Motor Co., Ltd. Esta não ia ser uma moto comum. A ordem de trabalhos consistia em criar uma máquina radicalmente nova, com um motor de binário elevado e um quadro de grande agilidade, como nenhuma outra até hoje. E o resto é história.
Características principais:
Motor CP3 EU5 de 890 cc
O motor de 3 cilindros e 890 cc e refrigeração a líquido desenvolvido recentemente é mais leve, mais rápido e mais potente, com mais binário a baixas rotações. O novo sistema de admissão e escape produzem um som apelativo que melhora a sensação de aceleração. Os novos injetores de combustível melhoram a eficiência, enquanto as relações de transmissão otimizadas e a embraiagem A&S melhorada estão à altura do maior débito do motor em conformidade com a norma EU5.
Novíssimo e leve quadro em alumínio fundido CF
Design totalmente novo do quadro em alumínio fundido CF leve e compacto, uma versão moderna do design Deltabox. Nível mais elevado de rigidez do quadro para melhorar a resposta do condutor, a estabilidade e oferecer uma maior janela de condução dinâmica. Estrutura de pivô do braço oscilante otimizada, quadro leve e fino, e uma sensação mais relaxada como parceira do dia a dia.
Design e estilo de nova geração
Pura, despojada e apelativa, a linguagem de design da MT de nova geração lidera a linha Hyper Naked para a nova década. O estilo minimalista dispensa a carenagem desnecessária, e utiliza apenas o quadro e os componentes estruturais para expressar a leveza e a agilidade. Por outro lado, o novo acabamento Crystal Graphite do quadro acentua a beleza funcional das peças mecânicas.
Unidade IMU de 6 eixos com ajudar à condução sensíveis à inclinação
Desenvolvida a partir da YZF-R1, a compacta e nova unidade IMU de 6 eixos regula as ajudas à condução de alta tecnologia da MT-09, incluindo um Sistema de controlo de tração (TCS) de 3 modos sensível à inclinação, um Sistema de Controlo do Escorregamento da Embraiagem (SCS) da roda dianteira, um Sistema de Controlo de Elevação (LIF) e um sistema de controlo de travão (BC). Com a melhor tecnologia de controlo eletrónico da sua classe, a novíssima MT-09 oferece-lhe o máximo controlo em condições climatéricas e da superfície em constante mudança.
Ecrã TFT de 3,5 polegadas a cores
O ecrã TFT de 3,5 polegadas a cores conta com um tacómetro tipo barra que muda de cor à medida que as rotações aumentam ou diminuem, bem como um relógio e ecrãs para o combustível, a quilometragem média, a temperatura da água, a temperatura do ar e um indicador de mudança de velocidade. Os interruptores do guiador permitem mudar facilmente de ecrã e informação, bem como ajustar as definições nos aquecedores de punho Yamaha genuínos opcionais.
Farol LED bifuncional e compacto
O farol LED bifuncional compacto e apelativo produz um potente feixe de mínimos e máximos, com uma excelente projeção e margens suaves agradáveis para os olhos. Este farol de projeção confere à novíssima MT-09 uma dianteira de nova geração verdadeiramente distinta, e as luzes de presença LED laterais projetam a icónica forma em Y que combina com as luzes traseiras LED.
Quick Shift System (QSS, Sistema de Mudanças Rápidas)
O novo sistema Quick Shifter de mudança de velocidade melhora a experiência de condução desportiva ao permitir o engate super-rápido de mudanças superiores para proporcionar uma aceleração fantástica do motor CP3 de 890 cc mais potente. A função de engate de mudanças inferiores permite mudanças de velocidade mais suaves, o que mantém a estabilidade do quadro em curva para proporcionar uma sensação mais controlada ao desacelerar.
Jantes Spin Forged leves
Pesando menos 700 g do que o modelo anterior, as novas jantes Spin Forged oferecem uma fantástica agilidade do quadro ao diminuírem o momento de inércia na traseira em 11%. Esta redução no peso não suspenso também melhora o desempenho da suspensão, e contribui para uma impressionante melhoria de 9% na eficiência em termos de consumo de combustível.
Suspensão regulável
O sistema de suspensão de 41 mm totalmente ajustável funciona com definições otimizadas que se adapta ao carácter do novo quadro de elevada rigidez compacto e reduz a tendência para inclinar, o que oferece uma condução mais suave e mais controlada. A suspensão traseira ajustável conta com novas definições, bem como uma biela revista para se adaptar ao novíssimo braço oscilante de elevada rigidez.
Êmbolo da bomba principal do travão radial dianteiro
O novo sistema de travagem topo de gama da MT-09 está equipado com uma bomba principal radial dianteira que produz um débito linear de pressão hidráulica nos 4 êmbolos montados nos discos duplos dianteiros de 298 mm, o que proporciona um desempenho de travagem excecional com controlo na ponta dos dedos. Esta é apenas a segunda produção da Yamaha a contar com esta tecnologia avançada de competição.