O Lado Negro do Japão nunca dorme. É a inspiração por trás de cada Yamaha MT. E a exclusiva MT-09 SP é a mais recente obra-prima a emergir da Escuridão. Com as exclusivas cores inspiradas na R1M, bem como uma suspensão premium e Controlo da velocidade de cruzeiro, a derradeira Hyper Naked de 3 cilindros está pronta para inspirar e entusiasmar.
Desafie a escuridão
Conta com um CP3 EU5 de 889 cc que produz um binário ainda mais linear a baixas rotações para proporcionar uma incrível aceleração, uma unidade IMU de 6 eixos tipo R1 e ajudas eletrónicas à condução sensíveis à inclinação para proporcionar um controlo de grande precisão em condições secas e molhadas. E com suspensão dianteira de 41 mm totalmente ajustável e amortecedor traseiro Öhlins de elevada especificação, o novíssimo quadro é o mais elegante de sempre.
Além de contar com as exclusivas cores Icon Performance, a MT-09 SP está equipada com um assento com costuras duplas especial para um ajuste perfeito. Além disso, o braço oscilante anodizado escovado, as manetes e o guiador preto anodizado, bem como os reservatórios de fluido dos travões fumados transparentes conferem uma aparência e sensação premium ao modelo.
Em destaque:
- Cores SP dedicadas;
- Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro;
- Suspensão totalmente ajustável premium;
- Assento com costuras duplas;
- Braço oscilante com acabamento em alumínio anodizado e escovado;
- Unidade IMU de 6 eixos com ajudar à condução sensíveis à inclinação;
- Ecrã TFT de 3,5 polegadas a cores;
- Farol LED bifuncional e compacto;
- Quick Shift System (QSS, Sistema de Mudanças Rápidas);
- Jantes SpinForged leves;
- Motor CP3 EU5 de 890 cc;
- Êmbolo da bomba principal do travão radial dianteiro.
Em 2013, a Yamaha mudou a paisagem do mundo das motos com a apresentação da MT-09 original. Com um grande foco no binário linear, a agilidade leve e a brutal aparência naked, a moto foi um sucesso instantâneo. Ao longo da década seguinte, a gama MT Hyper Naked cresceu rapidamente e, para completar a gama, foi criado o modelo SP exclusivo.
Características principais:
Cores SP dedicadas
As cores da SP estão diretamente relacionadas com o exclusivo acabamento Icon Performance da R1M, enquanto as manetes, o guiador, a roda dentada de comando e a suspensão dianteira, entre outros elementos, contam com um revestimento DLC a preto. Além disso, braço oscilante conta com um acabamento em alumínio anodizado e escovado para melhorar a aparência e a sensação de qualidade do modelo.
Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro
As melhores ajudas eletrónicas na sua classe da SP incluem o controlo da velocidade de cruzeiro, o que lhe permite relaxar quando conduz na autoestrada. A velocidade pode ser definida quando conduz a pelo menos 50 km/h e a partir da 4.ª velocidade. Poderá cancelar o controlo da velocidade de cruzeiro com os travões, a embraiagem ou o acelerador. A função "Retomar" reativa o sistema e a moto regressa à velocidade definida anteriormente.
Suspensão totalmente ajustável premium
A suspensão dianteira KYB totalmente ajustável conta com amortecimento de compressão independente a alta e baixa velocidade que permite escolher definições mais detalhadas. Os tubos de 41 mm contam com um revestimento de DLC para proporcionar uma excelentes características de deslizamento e uma aparência de alta qualidade. A traseira conta com um amortecedor Öhlins para equipar a MT-09 SP com um pacote de suspensão líder na sua classe.
Assento com costuras duplas
A elegante costura a contrastar melhora a aparência e a sensação da moto, e proporciona uma sensação imediata quando se senta. O design de peças como o depósito de combustível e o assento foi refinado através da repetida implementação do conceito Kanno Hyoka (avaliação da performance da moto baseada nas perceções e nos comentários dos que puderam testar a moto) para lhe proporcionar uma sensação de união com a máquina.
Braço oscilante com acabamento em alumínio anodizado e escovado
O braço oscilante conta com um acabamento em alumínio anodizado e escovado para melhorar a aparência e a sensação de qualidade. Juntamente com o acabamento Crystal Graphite no quadro, realça a beleza mecânica pura do quadro compacto em alumínio da MT-09 SP para criar um forte sentimento de propriedade.
Unidade IMU de 6 eixos com ajudar à condução sensíveis à inclinação
Desenvolvida a partir da R1, a compacta e nova unidade IMU de 6 eixos regula as ajudas à condução de alta tecnologia da MT-09, incluindo um Sistema de controlo de tração (TCS) de 3 modos sensível à inclinação, um Sistema de Controlo do Escorregamento da Embraiagem (SCS) da roda dianteira, um Sistema de Controlo de Elevação (LIF) e um sistema de controlo de travão (BC). Com a melhor tecnologia de controlo eletrónico da sua classe, a novíssima MT-09 SP oferece-lhe o máximo controlo em condições climatéricas e da superfície em constante mudança.
Ecrã TFT de 3,5 polegadas a cores
O ecrã TFT de 3,5 polegadas a cores conta com um tacómetro tipo barra que muda de cor à medida que as rotações aumentam ou diminuem, bem como um relógio e ecrãs para o combustível, a quilometragem média, a temperatura da água, a temperatura do ar e um indicador de mudança de velocidade. Os interruptores do guiador permitem mudar facilmente de ecrã e informação, bem como ajustar as definições nos aquecedores de punho Yamaha genuínos opcionais.
Farol LED bifuncional e compacto
O farol LED bifuncional compacto e apelativo produz um potente feixe de mínimos e máximos, com uma excelente projeção e margens suaves agradáveis para os olhos. Este farol de projeção confere à novíssima MT-09 SP uma dianteira de nova geração verdadeiramente distinta, e as luzes de presença LED laterais projetam a icónica forma em Y que combina com as luzes traseiras LED.
Quick Shift System (QSS, Sistema de Mudanças Rápidas)
O novo sistema Quick Shifter de mudança de velocidade melhora a experiência de condução desportiva ao permitir o engate super-rápido de mudanças superiores para proporcionar uma aceleração fantástica do motor CP3 de 889 cc mais potente. A função de engate de mudanças inferiores permite mudanças de velocidade mais suaves, o que mantém a estabilidade do quadro em curva para proporcionar uma sensação mais controlada ao desacelerar.
Jantes SpinForged leves
Com menos 700 g do que o modelo anterior, as novas jantes SpinForged têm o design mais leve de sempre alguma vez equipado numa Yamaha de produção e proporcionam uma fantástica agilidade ao quadro ao diminuir o momento de inércia na traseira em até 11%. Esta redução no peso não suspenso também melhora o desempenho da suspensão, e contribui para uma impressionante melhoria de 9% na eficiência em termos de consumo de combustível.
Motor CP3 EU5 de 889 cc
O motor de 3 cilindros e 889 cc e refrigeração a líquido desenvolvido recentemente é mais leve, mais rápido e mais potente, com mais binário a baixas rotações. O novo sistema de admissão e o escape de ponteira dupla produzem um som apelativo que melhora a sensação de aceleração. Os novos injetores de combustível melhoram a eficiência, enquanto as relações de transmissão otimizadas e a embraiagem A&S melhorada estão à altura do maior débito do motor em conformidade com a norma EU5.
Êmbolo da bomba principal do travão radial dianteiro
O novo sistema de travagem topo de gama da MT-09 SP está equipado com uma bomba principal radial dianteira que produz um débito linear de pressão hidráulica nos 4 êmbolos montados nos discos duplos dianteiros de 298 mm, o que proporciona um desempenho de travagem excecional com controlo na ponta dos dedos. Esta é apenas a segunda produção da Yamaha a contar com esta tecnologia avançada de competição.