O Lado Negro do Japão nunca dorme. É a inspiração por trás de cada Yamaha MT. E a exclusiva MT-09 SP é a mais recente obra-prima a emergir da Escuridão. Com as exclusivas cores inspiradas na R1M, bem como uma suspensão premium e Controlo da velocidade de cruzeiro, a derradeira Hyper Naked de 3 cilindros está pronta para inspirar e entusiasmar.
Desafie a escuridão
Conta com um CP3 EU5 de 889 cc que produz um binário ainda mais linear a baixas rotações para proporcionar uma incrível aceleração, uma unidade IMU de 6 eixos tipo R1 e ajudas eletrónicas à condução sensíveis à inclinação para proporcionar um controlo de grande precisão em condições secas e molhadas. E com suspensão dianteira de 41 mm totalmente ajustável e amortecedor traseiro Öhlins de elevada especificação, o novíssimo quadro é o mais elegante de sempre.
Além de contar com as exclusivas cores Icon Performance, a MT-09 SP está equipada com um assento com costuras duplas especial para um ajuste perfeito. Além disso, o braço oscilante anodizado escovado, as manetes e o guiador preto anodizado, bem como os reservatórios de fluido dos travões fumados transparentes conferem uma aparência e sensação premium ao modelo.
Em destaque
Cores SP dedicadas
Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro
Suspensão totalmente ajustável premium
Assento com costuras duplas
Braço oscilante com acabamento em alumínio anodizado e escovado
Unidade IMU de 6 eixos com ajudar à condução sensíveis à inclinação
Ecrã TFT de 3,5 polegadas a cores
Farol LED bifuncional e compacto
Quick Shift System (QSS, Sistema de Mudanças Rápidas)
Jantes SpinForged leves
Motor CP3 EU5 de 890 cc
Êmbolo da bomba principal do travão radial dianteiro
Em 2013, a Yamaha mudou a paisagem do mundo das motos com a apresentação da MT-09 original. Com um grande foco no binário linear, a agilidade leve e a brutal aparência naked, a moto foi um sucesso instantâneo. Ao longo da década seguinte, a gama MT Hyper Naked cresceu rapidamente e, para completar a gama, foi criado o modelo SP exclusivo.
Características principais
Cores SP dedicadas
As cores da SP estão diretamente relacionadas com o exclusivo acabamento Icon Performance da R1M, enquanto as manetes, o guiador, a roda dentada de comando e a suspensão dianteira, entre outros elementos, contam com um revestimento DLC a preto. Além disso, braço oscilante conta com um acabamento em alumínio anodizado e escovado para melhorar a aparência e a sensação de qualidade do modelo.
Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro
As melhores ajudas eletrónicas na sua classe da SP incluem o controlo da velocidade de cruzeiro, o que lhe permite relaxar quando conduz na autoestrada. A velocidade pode ser definida quando conduz a pelo menos 50 km/h e a partir da 4.ª velocidade. Poderá cancelar o controlo da velocidade de cruzeiro com os travões, a embraiagem ou o acelerador. A função "Retomar" reativa o sistema e a moto regressa à velocidade definida anteriormente.
Suspensão totalmente ajustável premium
A suspensão dianteira KYB totalmente ajustável conta com amortecimento de compressão independente a alta e baixa velocidade que permite escolher definições mais detalhadas. Os tubos de 41 mm contam com um revestimento de DLC para proporcionar uma excelentes características de deslizamento e uma aparência de alta qualidade. A traseira conta com um amortecedor Öhlins para equipar a MT-09 SP com um pacote de suspensão líder na sua classe.
Assento com costuras duplas
A elegante costura a contrastar melhora a aparência e a sensação da moto, e proporciona uma sensação imediata quando se senta. O design de peças como o depósito de combustível e o assento foi refinado através da repetida implementação do conceito Kanno Hyoka (avaliação da performance da moto baseada nas perceções e nos comentários dos que puderam testar a moto) para lhe proporcionar uma sensação de união com a máquina.
Braço oscilante com acabamento em alumínio anodizado e escovado
O braço oscilante conta com um acabamento em alumínio anodizado e escovado para melhorar a aparência e a sensação de qualidade. Juntamente com o acabamento Crystal Graphite no quadro, realça a beleza mecânica pura do quadro compacto em alumínio da MT-09 SP para criar um forte sentimento de propriedade.
Unidade IMU de 6 eixos com ajudar à condução sensíveis à inclinação
Desenvolvida a partir da R1, a compacta e nova unidade IMU de 6 eixos regula as ajudas à condução de alta tecnologia da MT-09, incluindo um Sistema de controlo de tração (TCS) de 3 modos sensível à inclinação, um Sistema de Controlo do Escorregamento da Embraiagem (SCS) da roda dianteira, um Sistema de Controlo de Elevação (LIF) e um sistema de controlo de travão (BC). Com a melhor tecnologia de controlo eletrónico da sua classe, a novíssima MT-09 SP oferece-lhe o máximo controlo em condições climatéricas e da superfície em constante mudança.
Ecrã TFT de 3,5 polegadas a cores
O ecrã TFT de 3,5 polegadas a cores conta com um tacómetro tipo barra que muda de cor à medida que as rotações aumentam ou diminuem, bem como um relógio e ecrãs para o combustível, a quilometragem média, a temperatura da água, a temperatura do ar e um indicador de mudança de velocidade. Os interruptores do guiador permitem mudar facilmente de ecrã e informação, bem como ajustar as definições nos aquecedores de punho Yamaha genuínos opcionais.
Farol LED bifuncional e compacto
O farol LED bifuncional compacto e apelativo produz um potente feixe de mínimos e máximos, com uma excelente projeção e margens suaves agradáveis para os olhos. Este farol de projeção confere à novíssima MT-09 SP uma dianteira de nova geração verdadeiramente distinta, e as luzes de presença LED laterais projetam a icónica forma em Y que combina com as luzes traseiras LED.
Quick Shift System (QSS, Sistema de Mudanças Rápidas)
O novo sistema Quick Shifter de mudança de velocidade melhora a experiência de condução desportiva ao permitir o engate super-rápido de mudanças superiores para proporcionar uma aceleração fantástica do motor CP3 de 889 cc mais potente. A função de engate de mudanças inferiores permite mudanças de velocidade mais suaves, o que mantém a estabilidade do quadro em curva para proporcionar uma sensação mais controlada ao desacelerar.
Jantes SpinForged leves
Com menos 700 g do que o modelo anterior, as novas jantes SpinForged têm o design mais leve de sempre alguma vez equipado numa Yamaha de produção e proporcionam uma fantástica agilidade ao quadro ao diminuir o momento de inércia na traseira em até 11%. Esta redução no peso não suspenso também melhora o desempenho da suspensão, e contribui para uma impressionante melhoria de 9% na eficiência em termos de consumo de combustível.
Motor CP3 EU5 de 889 cc
O motor de 3 cilindros e 889 cc e refrigeração a líquido desenvolvido recentemente é mais leve, mais rápido e mais potente, com mais binário a baixas rotações. O novo sistema de admissão e o escape de ponteira dupla produzem um som apelativo que melhora a sensação de aceleração. Os novos injetores de combustível melhoram a eficiência, enquanto as relações de transmissão otimizadas e a embraiagem A&S melhorada estão à altura do maior débito do motor em conformidade com a norma EU5.
Êmbolo da bomba principal do travão radial dianteiro
O novo sistema de travagem topo de gama da MT-09 SP está equipado com uma bomba principal radial dianteira que produz um débito linear de pressão hidráulica nos 4 êmbolos montados nos discos duplos dianteiros de 298 mm, o que proporciona um desempenho de travagem excecional com controlo na ponta dos dedos. Esta é apenas a segunda produção da Yamaha a contar com esta tecnologia avançada de competição.