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Ninja ZX-4RR 40th Anniversary

Obsessão SuperSport

Refª: Ninja ZX-4RR 40th Anniversary

EM DESTAQUE

Nos últimos 40 anos, as motos Ninja conquistaram os corações dos entusiastas das motos esportivas em todo o mundo. Nunca nos desviamos das nossas raízes, mas sempre fomos revolucionários no desenvolvimento. Lideramos o setor em desempenho, engenharia, tecnologia e manuseio emocionantes. Ninja não é apenas um nome reconhecível, é um modo de vida.


Características


Desempenho de motor líder na categoria

 A Kawasaki leva o desempenho do motor de 400 cc a um novo nível, alcançando uma potência sem precedentes de 57 kW (77 CV)*. O uivo do motor à medida que ultrapassa os 15.000 min-1 aumenta a alegria do condutor. A natureza de aceleração rápida e a resposta direta do acelerador são complementadas por um carácter flexível que oferece um forte binário a baixas e médias rotações para condução na cidade, bem como uma potência gritante a altas rotações, ideal para condução desportiva ou em pista. *Valor homologado pela especificação JPN medido em condições fixas. As especificações variam de acordo com o mercado. A figura pode variar dependendo do ambiente. Pode não se aplicar a todas as unidades.


Componentes e recursos premium

 O estilo encontra a substância com o estilo de alta classe e o pacote de alta qualidade da Ninja ZX-4R. A aparência agressiva é complementada por recursos premium, como instrumentação colorida TFT que fornece informações claras, modos de pilotagem integrados que vinculam controle de tração e modos de potência para fácil configuração da máquina e, na Ninja ZX-4R SE e ZX-4RR, um câmbio rápido para trocas rápidas e simples. mudanças.


Chassi Supersport Ágil Ultracompacto

 Uma marca registrada da série ZX é o manuseio preciso com excelente feedback que inspira confiança, e a Ninja ZX-4R não é exceção. Isto decorre diretamente dos esforços da Kawasaki nas corridas de SBK e do seu trabalho no desenvolvimento da Ninja ZX-10R e da Ninja ZX-6R. Como resultado, a Ninja ZX-4R oferece um caráter de manuseio semelhante ao de seus irmãos.


Design de chassi inspirado nas superbikes mundiais

 As principais dimensões do chassi (posição do centro de gravidade, posição do pivô do braço oscilante, posições do eixo do motor, ângulo de caster, etc.) foram inspiradas no piloto World Superbike Ninja ZX-10RR da Kawasaki, trazendo o pensamento de design do chassi do WorldSBK para a classe de 400cc.


Conectividade para smartphones

 A tecnologia Bluetooth integrada no painel de instrumentos permite a ligação a smartphones através da aplicação para smartphone “RIDEOLOGY THE APP”, permitindo aos condutores aceder às funções dos instrumentos para uma experiência de motociclismo melhorada.


Estrutura de treliça com equilíbrio de rigidez otimizado

 Projetado usando a avançada análise de rigidez dinâmica da Kawasaki, este quadro de treliça feito de aço de alta resistência oferece o equilíbrio necessário entre resistência e flexibilidade do chassi para alcançar o manuseio ágil de estilo supersport da Ninja ZX-4R.


Estilo feroz do Ninja ZX

 Condizente com a máquina mais potente da classe de 400 cc, o estilo Ninja agressivo da Ninja ZX-4R exala uma aura feroz de potência contida e ação explosiva.


Ergonomia para Controle e Conforto

 A posição de pilotagem naturalmente agressiva (mais inclinada para a frente que a Ninja 400, mas ainda um pouco relaxada) permite que os pilotos aproveitem o manuseio ágil da Ninja ZX-4R. O depósito de combustível é fino, promovendo um bom contacto com a moto, enquanto a forma da almofada firme do assento facilita a mudança de peso do condutor durante a condução desportiva e é confortável para passeios mais longos.


Modo de pilotagem integrado

 Quatro modos de condução integrados (Sport, Road, Rain ou Rider (manual)) simplificam a seleção de um nível de controle de tração e modo de potência adequado às condições atuais de condução.


KQS de dupla direção (SE/RR)

 Permitindo que os pilotos aproveitem ainda mais o caráter emocionante do motor da Ninja ZX-4R, o câmbio rápido permite mudanças de marcha mais altas e mais baixas sem embreagem para aceleração contínua e desaceleração fácil.


Suspensão de alta qualidade

 O garfo invertido de ø37 mm da Ninja ZX-4R usa componentes internos SFF-BP para oferecer desempenho em pista e usabilidade diária, enquanto a suspensão traseira horizontal Back-link oferece um caráter progressivo. Oferecendo maior ajuste, os garfos dianteiros da Ninja ZX-4R SE e ZX-4RR incluem pré-carga de mola ajustável, e a Ninja ZX-4RR apresenta um amortecedor traseiro Showa BFRC lite - o mesmo tipo visto na Ninja ZX-10R.


Entrada de ar Ram

 Complementando a entrada Ram Air posicionada centralmente, o duto Ram Air lateral, projetado com feedback do Ninja H2, direciona o ar para a caixa do filtro de ar e contribui para um desempenho estelar. Seu visual agressivo e som de admissão contribuem para a experiência gritante do In-Line Four e identificam visualmente a moto como um dos modelos Ninja ZX da Kawasaki


Iluminação totalmente LED

 Dos faróis duplos à lanterna traseira inspirada na Ninja ZX-10R, toda a iluminação da Ninja ZX-4R é LED.


Freios a disco dianteiros duplos

 Os dois discos de travão dianteiros de ø290 mm e as pinças monobloco de montagem radial da ZX-4R proporcionam uma potência de travagem segura, ao mesmo tempo que proporcionam uma excelente sensação de travagem para inspirar confiança tanto na pista como na estrada.


Desempenho de alta rotação

 Com uma linha vermelha além de 15.000 min-1 indicando seu potencial gritante, este motor apresenta tecnologia inspirada em corridas também encontrada na Ninja ZX-10R. As altas rotações proporcionam um som de motor distinto e emocionante, característico de uma Kawasaki In-line Four de alto desempenho.


Instrumentação colorida TFT com circuito Mo

 A instrumentação colorida TFT totalmente digital de 4,3” com modos de exibição selecionáveis (Normal, Circuito) exibe claramente as informações mais pertinentes, seja na rua ou na pista. O Modo Circuito mostra a posição da marcha, tempos de volta e rpm acima de 10.000 com mais destaque.


Rodas Verde Limão

 As rodas pintadas em verde limão contribuem para o visual clássico.


Emblema do 40º aniversário

 No topo do tanque de combustível está um emblema do 40º aniversário, desenhado em um estilo semelhante a um adesivo de campeonato e que lembra o cenário das corridas dos anos 1980.


Tanque de combustível tricolor

 Os modelos Ninja 40th Anniversary apresentam tanques de combustível com um design especial em três cores.


Estilo de 40º aniversário inspirado na ZXR-7 vencedor do campeonato

 Para reproduzir com precisão o esquema de cores original da época, o azul utilizado foi recriado nestes modelos.


O logotipo lateral da Kawasaki

 O logo “Kawasaki” na carenagem lateral é posicionado com tamanho e equilíbrio ideais para cada modelo.


Layout de cores otimizado

 Ao aplicar o esquema de três cores a estes modelos Ninja modernos, o layout e o equilíbrio das cores foram cuidadosamente otimizados para cada modelo.


Fontes dos anos 80 e 90

Os números de deslocamento apresentados na tampa traseira foram produzidos recentemente com base na fonte usada nas décadas de 80 e 90.


Lembra peças usadas nos anos 80 e 90

O quadro e o braço oscilante da Ninja ZX-10R/ZX-6R/ZX-4RR são pintados em prata, lembrando as peças de alumínio usadas nos anos 80 e 90

Tecnologias


KTRC (3 modos)

 O KTRC de 3 modos combina a tecnologia de controle de tração do KTRC de 1 modo, que proporciona maior estabilidade em situações escorregadias, evitando o deslizamento das rodas, e do S-KTRC, que ajuda a manter a tração ideal em situações de pilotagem esportiva, prevendo a taxa de deslizamento da roda traseira durante aceleração, em um único sistema.

O conveniente interruptor na alavanca permite que o tipo de controle de tração seja alterado instantaneamente, selecionando um dos três modos, mesmo durante a condução. Os modos 1 e 2 mantêm a tração ideal nas curvas, como o S-KTRC. Concebidos tendo em mente a condução desportiva, permitem uma aceleração acentuada à saída das curvas, maximizando a tração dianteira da roda traseira. Os modos 1 e 2 diferem na quantidade de intervenção.

O modo 1, definido para condições de estrada seca e com boa aderência, mantém a relação de deslizamento ideal para garantir uma tração ideal. O modo 3 funciona como o KTRC de modo 1, reduzindo a potência para permitir que a aderência seja recuperada quando a patinagem da roda traseira é detectada.

É ideal para andar em condições escorregadias ou molhadas. Permitindo que os pilotos alterem facilmente o caráter do controle de tração, o KTRC de 3 modos é o sistema de gerenciamento de motor mais avançado da Kawasaki.


KQS - Mudança rápida Kawasaki

 Projetado para ajudar os pilotos a maximizar sua aceleração no circuito, permitindo mudanças de marcha sem embreagem com o acelerador totalmente aberto, o KQS detecta que a alavanca de câmbio foi acionada e envia um sinal para a ECU para desligar a ignição para que a próxima marcha possa ser engatada sem ter que use a embreagem. Nos modelos que oferecem reduções de marcha sem embreagem, durante a desaceleração o sistema controla automaticamente a rotação do motor para que a próxima marcha mais baixa possa ser selecionada sem acionar a embreagem.


Conectividade para smartphones

 A tecnologia inteligente permite que os pilotos se conectem à sua motocicleta sem fio. Através do aplicativo para smartphone RIDEOLOGY THE APP diversas funções do instrumento podem ser acessadas, contribuindo para uma experiência aprimorada de motociclismo. As informações do veículo (como hodômetro, medidor de combustível, cronograma de manutenção, etc.) podem ser visualizadas no smartphone.

Os registros de pilotagem (variam de acordo com o modelo, mas podem incluir rota GPS, posição da marcha, rpm e outras informações) podem ser visualizados no smartphone. Quando conectado, avisos telefônicos (chamada, correio) são exibidos no painel de instrumentos. Os pilotos também podem fazer alterações nas configurações de exibição dos instrumentos da motocicleta (unidades preferidas, configuração de relógio e data, etc.) através do smartphone. E em alguns modelos, é ainda possível verificar e ajustar as configurações do veículo (como Rider Mode, recursos eletrônicos de suporte ao piloto e configurações de carga útil) usando o smartphone.


Embreagem assistida e deslizante

Com base no feedback das atividades de corrida, a embreagem assistida e deslizante usa dois tipos de cames (um came auxiliar e um came deslizante) para acionar o cubo da embreagem e a placa de operação juntos ou separados. Em operação normal, o came de assistência funciona como um mecanismo auto-servo, unindo o cubo da embreagem e a placa de operação para comprimir as placas da embreagem. Isto permite que a carga total da mola da embreagem seja reduzida, resultando em uma sensação mais leve na alavanca da embreagem ao operar a embreagem. Quando a frenagem excessiva do motor ocorre como resultado de reduções rápidas de marcha (ou uma redução acidental), o came deslizante entra em ação, forçando o cubo da embreagem e a placa de operação a se separarem. Isso alivia a pressão nos discos da embreagem para reduzir o torque de retorno e ajuda a evitar que o pneu traseiro salte e derrape. Esta função de estilo de corrida é particularmente útil em passeios esportivos ou em pista.


Suspensão Traseira Horizontal Back-link

Em comparação com a suspensão traseira Uni-Trak tradicional da Kawasaki, que monta a unidade de choque verticalmente, com suspensão traseira Horizontal Back-link, a unidade de choque é quase horizontal. O arranjo original da suspensão da Kawasaki localiza a unidade do amortecedor muito próximo do centro de gravidade da moto, contribuindo enormemente para a centralização da massa.

E como não existe nenhuma ligação ou unidade de choque saliente por baixo do braço oscilante, isto liberta espaço para uma pré-câmara de escape maior (uma câmara de expansão de escape situada mesmo a montante do silenciador). Com uma pré-câmara maior, o volume do silenciador pode ser reduzido e os componentes pesados do escape podem ser concentrados mais perto do centro da moto, contribuindo ainda mais para a centralização da massa.

O resultado é um manuseio muito melhorado. Outro benefício é que a unidade de choque é colocada longe do calor de exaustão. Como é mais difícil que o calor do sistema de escape afete negativamente a pressão do óleo e do gás da suspensão, o desempenho da suspensão é mais estável. A suspensão traseira horizontal Back-link oferece vários benefícios secundários como este.


Modos de energia

 Os modelos equipados com vários Power Modes oferecem aos condutores uma escolha facilmente selecionável de potência do motor para se adequar às condições ou preferências de condução. Além do modo Full Power, são fornecidos um (Baixo) ou dois (Médio, Baixo) modos alternativos nos quais a potência máxima é limitada e a resposta do acelerador é mais suave. 


ABS

A aplicação excessiva repentina dos freios ou a frenagem em superfícies de baixa aderência (superfícies com baixo coeficiente de atrito), como asfalto molhado ou tampas de bueiros, podem fazer com que as rodas da motocicleta travem e escorreguem. O ABS foi desenvolvido para prevenir tais incidentes.

Os sistemas ABS da Kawasaki são controlados por uma programação de alta precisão e altamente confiável, formulada com base em testes completos de inúmeras situações de pilotagem. Ao garantir um desempenho de travagem estável, oferecem ao condutor uma segurança que contribui para um maior prazer de condução. E para satisfazer os requisitos especiais de determinados condutores, também estão disponíveis sistemas ABS especializados. Por exemplo, o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System) é um sistema de travagem de alta precisão concebido especificamente para modelos supersport, permitindo que a condução desportiva seja desfrutada por uma gama mais vasta de condutores.

E ao vincular os freios dianteiro e traseiro, o ABS K-ACT (Tecnologia Avançada de Frenagem Coativa Kawasaki) proporciona a confiança necessária para desfrutar de passeios em modelos pesados. A Kawasaki trabalha continuamente no desenvolvimento de outros sistemas ABS avançados.

Especificações


Motor

Tipo de motor: Refrigeração líquida, 4 tempos, quatro em linha
Taxa de compressão: 12.3:1
Sistema de válvula: DOHC, 16 válvulas
Diâmetro x curso: 57,0x39,1mm
Cilindrada: 399cm³
Sistema de combustível: Injeção de combustível: 34 mm x 4
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter úmido
Iniciando sistema: Elétrico
Ignição: Digital


Desempenho e transmissão

Força maxima: 57,0 kW {77 cv}/14.500 rpm
Potência máxima com RAM Air: 58,7 kW {80 cv}/14.500 rpm
Torque máximo: 39,0 N•m {4,0 kgf•m} / 13.000 rpm
Emissão de CO2: 120 g/km
Consumo de combustível: 5,1l/100km
Transmissão: 6 velocidades, mudança de retorno
Embreagem: Molhado, multidisco
Razão de redução primária: 2.029 (69/34)
Relações de transmissão 1ª: 2.929 (41/14)
Relações de transmissão 2ª: 2.056 (37/18)
Relações de transmissão 3ª: 1.619 (34/21)
Relações de transmissão 4º: 1.333 (32/24)
Relações de transmissão 5º: 1.154 (30/26)
Relações de transmissão 6º: 1.037 (28/27)
Comando final: Corrente selada
Taxa de redução final: 3.429 (48/14)


Estrutura e Dimensões

Tipo de moldura: Treliça, aço de alta resistência
Trilha: 97 milímetros
Curso da roda dianteira: 120 milímetros
Curso da roda traseira: 124 milímetros
Pneu, dianteiro: 120/70 ZR17 M/C (58W)
Pneu, traseiro: 160/60 ZR17 M/C (69W)
C x L x A: 1.990 x 765 x 1.110 mm
Ângulo de direção LR: 35° / 35°
Distância entre eixos: 1.380 milímetros
Distância ao solo: 135 milímetros
Capacidade de combustível: 15,0 litros
Altura do assento: 800 milímetros
Massa do meio-fio: 189kg


Freios e Suspensão

Tipo de freio dianteiro: Discos semi-flutuantes duplos
Diâmetro do freio dianteiro: Ø 290 mm
Tipo de pinça de freio dianteiro: Montagem radial, monobloco, 4 pistões opostos
Tipo de freio traseiro: Disco único
Diâmetro do freio traseiro: Ø 220 mm
Tipo de pinça de freio traseiro: Pistão único
Tipo de suspensão dianteira: Braço A único com amortecedores duplos
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø37mm
Tipo de suspensão traseira: Amortecedor horizontal Back-link, BFRC lite carregado a gás com reservatório piggyback, amortecimento de compressão e recuperação, ajuste de pré-carga da mola e mola superior

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