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Ninja H2R

Free Yourself

EM DESTAQUE

Ultrapassar os limites da engenharia e do desempenho é uma das poucas motocicletas que realmente merece ser chamada de Ícones Instantâneos. Criada sem compromissos e beneficiando da força colectiva da Kawasaki Heavy Industries, a Ninja H2R exige respeito e atrai os pilotos mais qualificados e empenhados.

O H2R apresenta: suspensão traseira Ohlins, câmbio rápido para cima e para baixo, dispositivos aerodinâmicos, gerenciamento de curvas e display de ângulo de inclinação. Ninja H2R, faça sua parte na história. Este veículo não foi fabricado para uso em estradas públicas.


Características


Supercharger projetado internamente

O superalimentador usado no Ninja H2R foi projetado por projetistas de motores de motocicletas Kawasaki com a ajuda de outras empresas do Grupo KHI, nomeadamente Gas Turbine & Machinery Company, Aerospace Company e Corporate Technology Division. 


Unidade de potência projetada para suportar saída de 300 PS

Apesar da familiar configuração In-Line Four, o motor Ninja H2R está carregado com tecnologia desenvolvida especificamente para este motor sobrealimentado: algumas novas, outras com know-how do Grupo Kawasaki. 


Transmissão de anel de cachorro

Para facilitar mudanças rápidas e suaves, foi selecionada uma transmissão do tipo dog-ring. Este é o tipo de transmissão comumente encontrado no MotoGP ou na Fórmula 1 e foi desenvolvido com feedback da Kawasaki Racing Team.


Válvulas de aceleração eletrônica

O sistema de atuação do acelerador totalmente eletrônico da Kawasaki permite que a ECU controle o volume de combustível (por meio de injetores de combustível) e de ar (por meio de válvulas de aceleração) fornecidos ao motor. A injeção de combustível e a posição ideais da válvula do acelerador resultam em uma resposta suave e natural do motor e na potência ideal do motor. O sistema também contribui significativamente para a redução de emissões


Carroceria com design aerodinâmico

Não é por acaso que, quando visto de lado, o Ninja H2R não parece ter a postura agressiva e inclinada para a frente da maioria dos modelos supersport modernos.  
Geração de força descendente
No lugar dos espelhos, o Ninja H2R possui asas CFRP montadas na capota superior. 


Sistema de exaustão

O sistema de escapamento totalmente em titânio tem um design muito simples que consiste em tubos coletores e coletores, um tubo de junta e um silenciador tipo megafone de tubo reto.


Braço oscilante unilateral

Ter um braço oscilante unilateral permite que o silenciador de escape seja montado mais próximo da linha central da bicicleta, garantindo um elevado ângulo de inclinação para curvas desportivas.


Pintura espelhada prateada original Kawasaki
 

A nova pintura Altamente Durável da Kawasaki apresenta uma camada especial que permite que os arranhões sejam reparados, permitindo que a pintura mantenha seu acabamento de alta qualidade†. * Segmentos macios e duros da pelagem trabalham juntos como uma mola química, criando um efeito trampolim que absorve os impactos. † Notas: 1. Em alguns casos, a recuperação leva cerca de uma semana. 2. A pintura não se recuperará em caso de arranhões causados por moeda ou chave, ou fechos de correr.


Embreagem hidráulica e limitador de retrotorque

Uma embreagem hidráulica de alta qualidade oferece menos manutenção, garantindo que a condição de toque inicial possa ser mantida. E com os componentes Brembo, a excelente linearidade e a atuação suave também são benefícios.


Cabeça de cilindro

Uma série de considerações foram dadas ao projeto do cabeçote para garantir o desempenho de refrigeração necessário para o motor superalimentado. As grandes passagens de refrigerante resultam no resfriamento ideal para a câmara de combustão.


Entrada de ar Ram

O ar fornecido ao superalimentador entra através de entradas duplas de Ram Air na tampa superior. A sua área frontal total é de aproximadamente 13.000 mm2, ilustrando a quantidade de ar necessária para atingir a potência de mais de 300 cv.


Quadro de treliça

O uso de uma estrutura de treliça ofereceu uma solução elegante e leve para atender aos requisitos de desempenho do chassi. 


Jatos de petróleo

No interesse de manter o motor compacto e simples, um único sistema de lubrificação fornece óleo de refrigeração para os componentes do motor, o compressor e a transmissão.


Marca do Rio Kawasaki

Foi obtida permissão especial para usar o River Mark no Ninja H2R. Normalmente, seu uso em um produto é reservado a modelos de importância histórica.


Exibição do ângulo de inclinação

Novos recursos do instrumento incluem exibição do ângulo de inclinação e função de gravação do ângulo de inclinação máximo (possível graças à adição da Unidade de Medição Inercial)


KQS (mudança rápida Kawasaki)

A Ninja H2R foi a primeira motocicleta Kawasaki a ser equipada de série com um câmbio rápido. Para 2017, o quick shifter também permite reduções de marcha sem embreagem.


KCMF (função de gerenciamento de curvas Kawasaki)

O KCMF monitora os parâmetros do motor e do chassi durante toda a curva – desde a entrada, passando pelo ápice, até a saída da curva – modulando a força de frenagem e a potência do motor para facilitar a transição suave da aceleração para a frenagem e vice-versa, e para ajudar os pilotos a traçar a linha pretendida através da curva. canto. No Ninja H2, a KCMF supervisiona os seguintes sistemas: - KTRC (incluindo controle de tração, cavalinho e deslizamento) - KLCM - KIBS (incluindo controle de inclinação e frenagem em curva) - Controle de freio do motor Kawasaki


Posição de pilotagem e ergonomia

A posição de pilotagem foi projetada para pilotar em velocidade ultra-alta e em circuito. Para ajudar a apoiar o condutor durante acelerações intensas, almofadas de apoio ao quadril flanqueiam a parte traseira do assento. O suporte do quadril é ajustável 15 mm para trás para se adequar ao tamanho do ciclista.


Freios Brembo

Um par de enormes discos semi-flutuantes Brembo de Ø 330 mm com uma espessura de t5,5 mm proporcionam uma força de travagem soberba.


Suspensão Traseira Öhlins TTX36

 A adição do aclamado amortecedor TTX da Öhlins oferece inúmeros benefícios ao condutor: - Maior estabilidade traseira - Excelente amortecimento e maior conforto de condução - Maior estabilidade traseira - Excelente feedback da estrada - Mais estabilidade em velocidade.


Amortecedor de direção eletrônico Öhlins

 O amortecedor de direção eletrônico da Kawasaki foi desenvolvido em conjunto com a Öhlins, um dos fabricantes de amortecedores de direção mais populares e respeitados. 


IMU da Bosch

 O uso do IMU compacto da Bosch permite que uma camada adicional de precisão seja adicionada ao já de alto nível KTRC, KLCM e KIBS. O IMU permite monitorar a inércia ao longo de 6 DOF (graus de liberdade). A aceleração ao longo dos eixos longitudinal, transversal e vertical, além da taxa de rotação e da inclinação são medidas.



Tecnologias


KTRC (3 modos, 9 níveis)

 O KTRC de 9 modos combina os melhores elementos dos sistemas de controle de tração anteriores da Kawasaki. Os pilotos podem escolher entre três modos, cada um oferecendo um nível progressivamente maior de intrusão. Dentro de cada modo existem três níveis selecionáveis pelo condutor, adicionando mais ou menos intrusão (as preferências do condutor para cada modo são programáveis para facilitar a seleção em movimento a partir do manípulo esquerdo), para um total de nove configurações possíveis. Os pilotos também podem optar por desligar o sistema. 

O novo sistema KTRC combina a lógica e o controle dos sistemas de controle de tração anteriores da Kawasaki (S-KTRC, KTRC de 1 modo) em cada modo. A operação primária é semelhante ao S-KTRC, que prioriza a aceleração máxima para frente usando intervenção de estilo preditivo. Mas caso seja detectada uma velocidade excessiva da roda traseira durante a operação em qualquer modo, a potência do motor é reduzida a um nível onde a aderência pode ser recuperada, o que proporciona segurança ao condutor, facilitando uma condução suave em superfícies escorregadias.

Dependendo do modelo, um Modo Chuva também está incluído. Isso pode ser ativado e desativado independentemente do KTRC. A ativação do Modo Chuva coloca o KTRC no Modo 3+ e também limita a potência, o torque e a resposta. Semelhante a uma configuração de baixa potência, a potência máxima do motor é reduzida e a resposta do acelerador é mais suave.


Indicador de condução econômica

 Utilizando controle eletrônico de alta precisão para gerenciamento do motor, os modelos Kawasaki podem atingir um alto nível de eficiência de combustível. No entanto, o consumo de combustível é muito afetado pelo uso do acelerador, seleção de marcha e outros elementos sob controle do piloto.

O Indicador de Condução Econômica é uma função que indica quando as condições atuais de condução consomem pouca quantidade de combustível. O sistema monitora continuamente o consumo de combustível, independentemente da velocidade do veículo, rotação do motor, posição do acelerador e outras condições de condução. Quando o consumo de combustível é baixo para uma determinada velocidade (ou seja, a eficiência de combustível é elevada), aparece uma marca “ECO” no ecrã LCD do painel de instrumentos.

Ao conduzir de forma que a marca “ECO” permaneça acesa, o consumo de combustível pode ser reduzido. Embora a velocidade efetiva do veículo e a rotação do motor possam variar consoante o modelo, prestar atenção às condições que fazem com que a marca "ECO" apareça pode ajudar os condutores a melhorar a eficiência de combustível – uma forma prática de aumentar a autonomia de cruzeiro. Além disso, manter o consumo de combustível baixo também ajuda a minimizar o impacto negativo no ambiente.


ABS

 A aplicação excessiva repentina dos freios ou a frenagem em superfícies de baixa aderência (superfícies com baixo coeficiente de atrito), como asfalto molhado ou tampas de bueiros, podem fazer com que as rodas da motocicleta travem e escorreguem. O ABS foi desenvolvido para prevenir tais incidentes.

Os sistemas ABS da Kawasaki são controlados por uma programação de alta precisão e altamente confiável, formulada com base em testes completos de inúmeras situações de pilotagem. Ao garantir um desempenho de travagem estável, oferecem ao condutor uma segurança que contribui para um maior prazer de condução. E para satisfazer os requisitos especiais de determinados condutores, também estão disponíveis sistemas ABS especializados. Por exemplo, o KIBS (Kawasaki Intelligent anti-lock Brake System) é um sistema de travagem de alta precisão concebido especificamente para modelos supersport, permitindo que a condução desportiva seja desfrutada por uma gama mais vasta de condutores.

E ao vincular os freios dianteiro e traseiro, o ABS K-ACT (Tecnologia Avançada de Frenagem Coativa Kawasaki) proporciona a confiança necessária para desfrutar de passeios em modelos pesados. A Kawasaki trabalha continuamente no desenvolvimento de outros sistemas ABS avançados.


Tinta Espelho Prateado

A pintura original de alta qualidade da Kawasaki tem uma aparência de metal altamente reflexiva e semelhante a vidro. Sua estreia no Ninja H2 e Ninja H2R 2015 marcou seu primeiro uso em um veículo de produção em massa na indústria automotiva ou de motocicletas.  

À sombra, a tinta tem a aparência da cor da sua camada base, mas uma vez exposta à luz solar, a sua superfície altamente reflectora assume a aparência da paisagem circundante. A grande diferença na forma como a tinta aparece na luz e na sombra enfatiza a forma esculpida da carroceria sobre a qual é aplicada. 

A superfície altamente reflexiva é criada pela indução de uma reação de espelho de prata (uma reação química entre uma solução de íons de prata e um agente redutor) que forma uma camada de prata pura (Ag). Essa camada Ag é o que cria a aparência metálica semelhante a vidro da tinta. Comparada às tintas doces, que utilizam flocos de alumínio para gerar um efeito cintilante, a camada Ag aparece como uma superfície metálica uniforme. 

Na sombra, a camada Ag é translúcida, permitindo que a cor da camada base apareça. Isso confere à tinta uma qualidade profunda e tridimensional. 

Embora as múltiplas camadas de tinta nos modelos típicos de produção em massa sejam feitas por pintores robôs, nesta tinta espelhada prateada cada camada – do primer ao verniz – é cuidadosamente acabada pelas mãos dos artesãos da Kawasaki para garantir uma superfície brilhante e impecável.


IMU - Unidade de Medição Inercial

 IMU significa Conscientização Aprimorada da Orientação do Chassi. A força da electrónica de ponta da Kawasaki sempre foi a programação altamente sofisticada que, utilizando hardware mínimo, dá à ECU uma imagem precisa e em tempo real do que o chassis está a fazer. O programa de modelagem dinâmica proprietário da Kawasaki faz uso habilidoso do modelo de pneu de fórmula mágica ao examinar mudanças em vários parâmetros, permitindo levar em consideração as mudanças nas condições da estrada e dos pneus.

A adição de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) permite monitorar a inércia ao longo de 6 DOF (graus de liberdade). A aceleração ao longo dos eixos longitudinal, transversal e vertical, além da taxa de rotação e da inclinação são medidas. A taxa de guinada é calculada pelo ECU. Este feedback adicional contribui para uma imagem em tempo real ainda mais clara da orientação do chassis, permitindo uma gestão ainda mais precisa para controlo no limite.

Com a adição do IMU e a mais recente evolução do software de modelagem avançada da Kawasaki, o motor eletrônico e a tecnologia de gerenciamento de chassi da Kawasaki dão um passo para o próximo nível, mudando de sistemas de ajuste e reação para sistemas de feedback para oferecer níveis ainda maiores. de excitação de pilotagem.


ERGO-FIT

O ajuste adequado é fundamental para o conforto e controle do piloto. No entanto, o ajuste ideal varia de piloto para piloto, dependendo das suas dimensões físicas e estilo de pilotagem. ERGO-FIT é um sistema de interface projetado para permitir que os pilotos encontrem sua posição ideal de pilotagem.

Vários pontos da interface do chassi (guiador, pedais e assento, etc.) podem ser ajustados através de uma combinação de peças intercambiáveis e peças com posições ajustáveis. Isto permite que uma ampla gama de motociclistas encontre uma posição de pilotagem que ofereça conforto e controle.

Sentindo-se em sintonia com a sua máquina, eles poderão experimentar como as máquinas Kawasaki são divertidas e gratificantes de pilotar. *As peças ajustáveis e sua faixa de ajuste variam de acordo com o modelo.


Válvulas de aceleração eletrônica

O sistema de atuação do acelerador totalmente eletrônico da Kawasaki permite que a ECU controle o volume de combustível (por meio de injetores de combustível) e de ar (por meio de válvulas de aceleração) fornecidos ao motor. A injeção de combustível e a posição ideais da válvula do acelerador resultam em uma resposta suave e natural do motor e na potência ideal do motor. O sistema também contribui significativamente para a redução de emissões.

As válvulas de aceleração eletrônicas também permitem um controle mais preciso dos sistemas eletrônicos de gerenciamento do motor, como S-KTRC e KTRC, e permitem a implementação de sistemas eletrônicos como KLCM, Kawasaki Engine Brake Control e Electronic Cruise Control.


KLCM

Projetado para ajudar os pilotos, otimizando a aceleração a partir de uma parada, o KLCM gerencia eletronicamente a potência do motor para evitar a patinagem das rodas durante a partida. Os pilotos podem escolher entre três modos, cada um oferecendo um nível progressivamente maior de intrusão.

Cada modo permite que o piloto saia de uma parada com o acelerador totalmente aberto. Com a alavanca da embreagem puxada e o sistema ativado, a rotação do motor é limitada a uma determinada velocidade enquanto o piloto mantém o acelerador aberto.

Assim que o piloto solta a alavanca da embreagem para engatar a embreagem, a velocidade do motor pode aumentar, mas a potência é regulada para evitar patinação e ajudar a manter a roda dianteira no chão. (No Modo 1, o menos intrusivo, a roda dianteira pode levantar um pouco.) O sistema desengata automaticamente a 150 km/h ou quando o condutor passa para a 3ª velocidade.


KCMF - Função de gerenciamento de curvas Kawasaki)

O KCMF monitora os parâmetros do motor e do chassi durante toda a curva, desde a entrada, passando pelo ápice, até a saída da curva, modulando a força de frenagem e a potência do motor para facilitar a transição suave da aceleração para a frenagem e vice-versa, e para ajudar os pilotos a traçar a linha pretendida na curva.

KCMF supervisiona os seguintes sistemas (quando disponíveis): KTRC (incluindo controle de tração, cavalinho e deslizamento), KIBS (incluindo controle de inclinação), controle de freio do motor Kawasaki


KEBC - Controle do Freio do Motor Kawasaki

O sistema Kawasaki Engine Brake Control permite que os pilotos selecionem a quantidade de frenagem do motor de sua preferência. Quando o sistema é ativado, o efeito de frenagem do motor é reduzido, proporcionando menos interferência ao andar no circuito. 


KQS - Mudança rápida Kawasaki

Projetado para ajudar os pilotos a maximizar sua aceleração no circuito, permitindo mudanças de marcha sem embreagem com o acelerador totalmente aberto, o KQS detecta que a alavanca de câmbio foi acionada e envia um sinal para a ECU para desligar a ignição para que a próxima marcha possa ser engatada sem ter que use a embreagem.

Nos modelos que oferecem reduções de marcha sem embreagem, durante a desaceleração o sistema controla automaticamente a rotação do motor para que a próxima marcha mais baixa possa ser selecionada sem acionar a embreagem.


Motor sobrealimentado

Baseando-se no know-how e na tecnologia do Grupo KHI, o motor sobrealimentado da Kawasaki proporciona uma elevada potência, mantendo um design compacto.

A chave para alcançar este desempenho incrível está no superalimentador do motor – uma unidade específica para motocicletas projetada totalmente internamente com tecnologia da Gas Turbine & Machinery Company, Aerospace Company e Corporate Technology Division da Kawasaki. 

Um dos maiores benefícios de projetar o superalimentador internamente e adaptar seu projeto para corresponder às características do motor foi que os engenheiros foram capazes de alcançar uma operação de alta eficiência em uma ampla gama de condições – algo que não teria sido possível simplesmente entrando em operação. ou tentando adaptar um superalimentador automotivo de reposição.

A importância da alta eficiência em um superalimentador é que, à medida que o ar é comprimido, o ganho de calor que prejudica a energia é mínimo.E embora muitos compressores sejam capazes de oferecer uma operação de alta eficiência em uma gama muito limitada de condições, o superalimentador da Kawasaki oferece alta eficiência em uma ampla faixa de taxas de pressão e vazões – ou seja, em uma ampla faixa de velocidades do motor e do veículo.

Esta ampla faixa de operação eficiente (semelhante a ter uma ampla faixa de potência) se traduz facilmente em forte aceleração. A alta eficiência do superalimentador e o ganho mínimo de calor também significavam que um intercooler era desnecessário, economizando muito peso e espaço e possibilitando o design compacto do motor.


KIBS

A Kawasaki desenvolveu o KIBS para ter em conta as características específicas de condução das motos supersport, garantindo uma travagem altamente eficiente com o mínimo de intrusão durante uma condução desportiva intensa. É o primeiro sistema de freio de produção em massa a conectar a ECU ABS (Unidade de Controle Eletrônico) e a ECU do motor.

Além da velocidade das rodas dianteiras e traseiras, o KIBS monitora a pressão hidráulica da pinça do freio dianteiro, a posição do acelerador, a rotação do motor, o acionamento da embreagem e a posição da marcha. Essas diversas informações são analisadas para determinar a pressão hidráulica ideal do freio dianteiro.

Através de um controle preciso, as grandes quedas de pressão hidráulica observadas nos sistemas ABS padrão podem ser evitadas. Além disso, a tendência nos modelos supersport de levantar a roda traseira sob frenagem brusca pode ser suprimida e a controlabilidade do freio traseiro pode ser mantida durante a redução de marcha.

 

Especificações


Motor

Tipo de motor: Quatro tempos em linha, quatro tempos, refrigeração líquida e Supercharger
Taxa de compressão: 8.3:1
Sistema de válvula: DOHC, 16 válvulas
Diâmetro x curso: 76,0x55,0mm
Cilindrada: 998cm³
Sistema de combustível: Injeção de combustível com injeção dupla: 50 mm x 4
Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter úmido
Iniciando sistema: Elétrico
Ignição: Digital


Desempenho e transmissão

Força maxima: 228,0 kW {310 cv}/14.000 rpm 
Potência máxima com RAM Air: 240,0 kW {326 cv}/14.000 rpm
Torque máximo: 165,0 N•m {16,8 kgf•m} / 12.500 rpm
Transmissão: 6 velocidades, mudança de retorno
Embreagem: Molhado, multidisco
Razão de redução primária: 1.551 (76/49)
Relações de transmissão 1ª: 3.188 (51/16)
Relações de transmissão 2ª: 2.526 (48/19)
Relações de transmissão 3ª: 2045 (45/22)
Relações de transmissão 4º: 1.727 (38/22)
Relações de transmissão 5º: 1.524 (32/21)
Relações de transmissão 6º: 1.348 (31/23)
Comando final: Corrente selada
Taxa de redução final: 2.333 (42/18)


Estrutura e Dimensões

Tipo de moldura: Treliça, aço de alta resistência
Trilha: 108 milímetros
Curso da roda dianteira: 120 milímetros
Curso da roda traseira: 135 milímetros
Pneu, dianteiro: 120/600 R17
Pneu, traseiro: 190/650 R17
C x L x A: 2.070 x 850 x 1.160 mm
Ângulo de direção LR: 27° / 27°
Distância entre eixos: 1.450 milímetros
Distância ao solo: 130 milímetros
Capacidade de combustível: 17,0 litros
Altura do assento: 830 milímetros
Massa do meio-fio: 216kg


Freios e Suspensão 

Tipo de freio dianteiro: Discos duplos semi-flutuantes Brembo
Diâmetro do freio dianteiro: Ø 330 mm
Tipo de pinça de freio dianteiro: Montagem radial Brembo, monobloco Stylema, 4 pistões opostos
Tipo de freio traseiro: Disco único
Diâmetro do freio traseiro: Ø 250 mm
Tipo de pinça de freio traseiro: Brembo, pistão duplo oposto
Tipo de suspensão dianteira: Garfo invertido com amortecimento de compressão e recuperação, ajuste de pré-carga da mola e molas superiores
Diâmetro da suspensão dianteira: Ø 43mm
Tipo de suspensão traseira: Uni-Trak, amortecedor carregado a gás Öhlins TTX36 com reservatório piggyback, amortecimento de compressão e recuperação, ajuste de pré-carga da mola e mola superior


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