A Yamaha R1 é uma das motos mais competitivas nas corridas de Superbike. As suas performances vencedoras no WorldSBK® e em muitos campeonatos nacionais de todo o mundo falam por si. Já pode pôr as suas mãos na R1 GYTR, criada especificamente para tirar o máximo partido logo desde fábrica ou personalizada com uma vasta gama de peças GYTR® opcionais e o apoio dos especialistas em competição.
A R1 GYTR conta com o fantástico motor de planos cruzados CP4 de 4 cilindros e 998 cc, descendente direto da moto de competição M1 vencedora do MotoGP e está disponível exclusivamente através das GYTR PRO SHOPS. A sua sequência de ignição desigual proporciona um binário linear para uma performance extraordinária e elevados níveis de tração na roda traseira. Isto, juntamente com a sofisticada ECU programável GYTR, permite-lhe puxar ainda mais para chegar à bandeira axadrezada.
A nova R1 GYTR, desenvolvida pela equipa de técnicos de competição profissionais da Yamaha, é uma superbike exclusivamente para a pista totalmente preparada que é fornecida com especificações de competição através das GYTR PRO SHOPS. Equipada com um inteligente pacote com todas as peças necessárias para a pista e todos os componentes de competição que precisa para melhorar a performance, esta máquina de pista está preparada para o levar para o nível seguinte.
DESTAQUES TÉCNICOS
DNA
Pure racing design & styling
GYTR
Performance parts package
PRO SHOPS
Exclusively availability
998CC
CP4 crossplane engine
CARACTERÍSTICAS
Motor de planos cruzados de 4 cilindros de 998 cc com escape Akrapovic em titânio
A R1 GYTR está equipada com o motor de planos cruzados CP4 de 4 cilindros de 998 cc e um escape Akrapovic em titânio (novo sistema de silenciador de escape central) para maior potência e saída de ruído controlada (inferior a 101 dB). E para melhorar a sua performance e experiência com o motor, a R1 GYTR possui um pacote eletrónico avançado.
Pacote eletrónico GYTR®
Esta R1 GYTR está equipada com uma cablagem elétrica leve e uma ECU programável GYTR® que lhe permitem configurar a sua moto para obter a máxima performance. O seu pacote eletrónico avançado permite-lhe modificar a um nível muito detalhado a afinação de deslize, elevação e travagem do motor, e muito mais.
Peças de chassis GYTR®
As especificações de competição da R1 GYTR incluem avanços de guiador e poisa-pés traseiros de competição para uma posição do corpo e capacidade de controlo otimizados. Esta máquina de pista também vem equipada com uma tampa de combustível sem chave, um interruptor ligar/desligar e apoios para o cavalete na roda traseira. Inclui tubos do travão com malha de aço GYTR® e pinças OEM equipadas com um kit de êmbolos em aço GYTR, juntamente com pastilhas de travão Brembo Z04 para obter uma performance de travagem consistente e forte.
Sistema de transmissão GYTR®
Para uma eficiência de tração ideal, a R1 GYTR está equipada com uma corrente de passo 520 concebida para competição e funciona com uma combinação de rodas dentadas dianteiras/traseiras de 15T/42T. Além disso, também está disponível uma gama mais ampla de rodas dentadas dianteiras e traseiras GYTR® adaptáveis às suas preferências e pistas, que pode comprar no seu concessionário Yamaha.
Carenagem GYTR®
A R1 GYTR é fornecida com uma carenagem de competição reforçada em fibra de vidro e carbono, especialmente desenvolvida para uma instalação fácil e aerodinâmica otimizada.
Motor CP4 leve de alta performance
O motor CP4 de alta performance de 998 cc inclui uma tecnologia exclusiva de cambota de planos cruzados desenvolvida a partir da moto de competição MotoGP® vencedora da Yamaha. A sequência de ignição desigual proporciona um binário linear para uma performance extraordinária e elevados níveis de tração na roda traseira, enquanto as sofisticadas tecnologias de controlo eletrónico lhe permitem puxar ainda mais para chegar à bandeira axadrezada.
Quadro Deltabox compacto e subquadro em magnésio leve
A Yamaha é líder mundial em design de chassis em alumínio e o quadro Deltabox ultracompacto da R1 GYTR, com o seu subquadro leve em magnésio, oferece uma excelente precisão nas curvas com estabilidade a alta velocidade. As jantes em magnésio com 10 raios reduzem o peso não suspenso e minimizam a massa rotacional para uma rápida resposta da suspensão e fáceis mudanças de direção.
Suspensão dianteira KYB® de 43 mm
Equipada com bainhas de 43 mm, a suspensão dianteira KYB® líder da indústria proporciona uma sensação extraordinária que inspira um elevado nível de confiança na dianteira. Para uma configuração rápida e fácil, as afinações de pré-carga, amortecimento de compressão e recuperação são feitas através dos afinadores no topo da forquilha.
Depósito de combustível leve em alumínio
A R1 GYTR foi construída com muitos componentes leves e inclui um depósito de combustível esculpido que lhe permite uma posição mais compacta para uma maior eficiência aerodinâmica.
Vasta gama de componentes GYTR® PRO para personalizar a sua R1 GYTR
As especificações da R1 GYTR podem chegar a um nível ainda mais elevado ao incluir uma seleção de outros componentes GYTR® ou GYTR PRO de alta tecnologia desenvolvidos pelos engenheiros da Yamaha Racing. Concebida para a R1 vencedora do WorldSBK® e para os pilotos que competem ao mais alto nível de desporto motorizado para personalizar a sua máquina de competição, a linha GYTR PRO inclui um kit de subquadro em carbono, braço oscilante e kits do depósito de combustível, kit de carenagem de carbono, sistemas eletrónicos Marelli, ecrã, painel de instrumentos e muito mais que poderá descobrir na sua GYTR PRO SHOP.
ESPECIFICAÇÕES
Motor
Tipo de motor: 4 tempos, Refrigeração líquida, 4 cilindros, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada: 998cc
Diâmetro x curso: 79,0 x 50,9 mm
Taxa de compressão: 13,0 : 1
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Injeção de Combustível
Chassis
Quadro: Chassis, Diamante
Ângulo do avanço de roda: 24°00
Trail: 102 mm
Sistema de suspensão dianteira: Suspensão telescópica
Sistema de suspensão traseira: suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro: 120 mm
Curso traseiro: 120 mm
Travão dianteiro: Dois discos hidráulicos, Ø320 mm
Travão traseiro: Disco hidráulico único, Ø220 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58 W) sem câmara
Pneu traseiro: 190/55ZR17M/C (75 W) sem câmara
Dimensões
Comprimento total: 2055 mm
Largura total: 690 mm
Altura total: 1165 mm
Altura do assento: 855 mm
Distância entre eixos: 1405 mm
Distância mínima ao solo: 130 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 201 kg
Capacidade Dep. Combustível: 17,0 l
Capacidade Dep. Óleo: 4,9 l