Totalmente equipada com uma gama abrangente de motores, chassis e tecnologia eletrónica de corrida, a nova R1 GYTR oferece a cada piloto profissional ou piloto amador, de 'track day', a melhor tela para criar a sua própria máquina de corrida de sonho e está disponível através das lojas GYTR PRO. Com especificações de competição testadas e desenvolvidas nas motos da Yamaha que venceram o WorldSBK®, esta máquina vem mudar o paradigma da competição.
R1 GYTR: NASCIDA PARA COMPETIR
A R1 GYTR conta com o fantástico motor crossplaneCP4 de 4 cilindros e 998 cc, descendente direto da moto de competição M1, vencedora do MotoGP. A sequência de ignição desfasada proporciona um binário linear para desfrutar de uma performance extraordinária e de elevados níveis de tração na roda traseira. A par da sofisticada ECU programável GYTR, coloca à sua disposição toda a potência para chegar mais rápido à bandeira axadrezada.
GYTR significa Genuine Yamaha Technology Racing, o que significa que cada peça foi desenvolvida por uma equipa de técnicos de corrida profissionais. A nova R1 GYTR é uma Superbike preparada total e exclusivamente para a pista, sendo fornecida com especificações prontas para as corridas. Equipada com um pack inteligente que inclui todas as peças necessárias para a pista e todos os componentes de competição necessários para melhorar a performance, esta máquina de corridas está preparada para o levar para o próximo seguinte.
Características
Nova carenagem GYTR com defletores aerodinâmicos inspiradas no MotoGP
A R1 GYTR é fornecida com uma carenagem de competição reforçada em fibra de vidro e carbono, desenvolvida especificação para facilitar a instalação e otimizar a aerodinâmica. As asas aerodinâmicas ao estilo do MotoGP montadas na parte superior da carenagem principal foram concebidas e desenvolvidas a partir dos comentários técnicos da equipa Yamaha Factory Racing MotoGP. MotoGP, geram força descendente e complementam o controlo das rodas da R1.
Nova geração de suspensão dianteira KYB
A nova suspensão dianteira invertida KYB de 43 mm foi totalmente reformulada e inclui agora ajustes separados para a compressão e a recuperação na bainha de suspensão esquerda e direita, com regulação nos dois sentidos. Cada jarra da forquilha tem agora uma válvula na base, concebida para otimizar a pressão no cilindro ao limitar ou impedir totalmente o fluxo de óleo para a parte inferior da suspensão, o que melhora a resposta de amortecimento, aumenta a sensação de contacto e melhora estabilidade global.
Desempenho de travagem dianteira de nível superior com Brembo
Com grande capacidade de resposta e elevado desempenho, o novo sistema de travagem dianteiro com cilindro mestre Brembo e pinças Stylema elevam o poder de travagem do R1 GYTR para o patamar seguinte, combinado com as pastilhas de competição Z04 da Brembo para uma melhor eficácia em travagem.
Motor CP4 leve e de elevadas perfromances
O motor CP4 de alta performance de 998 cc inclui uma tecnologia exclusiva de cambota de planos cruzados ('crossplane') desenvolvida a partir da moto de competição MotoGP vencedora da Yamaha. A sequência de ignição alternada proporciona uma entrega muito linear do binário para uma performance extraordinária e elevados níveis de tração na roda traseira, enquanto as sofisticadas tecnologias de controlo eletrónico permitem puxar ainda mais para chegar mais depressa à bandeira axadrezada.
Linha de escape Akrapovic Race com sistema de silenciador intermédio
Um escape Akrapovic em titânio (com novo sistema de silenciador central) para uma potência otimizada e saída de ruído controlada.
Pack eletrónico GYTR
A R1 GYTR está equipada com cablagem elétrica GYTR leve e uma ECU programável GYTR que permitem configurar a sua moto para obter a máxima performance. O evoluído pack eletrónico permite modificar com precisão as afinações de deslizamento da roda, elevação, efeito travão do motor e muito mais, incluindo um emulador ABS GYTR para desativar o ABS da máquina.
Componentes do chassis GYTR
As especificações de competição da R1 GYTR incluem avanços de guiador e poisa-pés que ajudam a otimizar a posição do corpo e aumentam a capacidade de controlo. Esta máquina de pista também está equipada com uma tampa de depósito de combustível sem chave, um interruptor para ligar/desligar, e apoios para o cavalete na roda traseira para uma maior comodidade.
Sistema de transmissão GYTR
Para obter a melhor capacidade de tração , a R1 GYTR está equipada com uma corrente de 520, concebida para a competição, e funciona com uma combinação de pinhão/cremalheira de 15T/42T. Também está disponível uma gama mais ampla de pinhões e cremalheiras GYTR® adaptáveis às suas preferências e pistas, que pode comprar na sua GYTR PRO Shop.
Quadro Deltabox compacto e sub-quadro leve, em magnésio
A Yamaha é líder mundial em design de chassis em alumínio e o quadro Deltabox ultracompacto da R1 GYTR, com o seu sub-quadro leve em magnésio, oferece uma excelente precisão nas curvas e enorme estabilidade a alta velocidade. As jantes em magnésio com 10 raios reduzem o peso não suspenso e minimizam a massa rotacional para desfrutar de uma resposta rápida da suspensão e facilitar as mudanças de direção.
Acelerador APSG ride-by-wire
O controlo eletrónico do acelerador Yamaha (YCC-T) é ativado por um punho de alta tecnologia que confere uma sensação natural de precisão no controlo. Com uma mola, um cursor e engrenagens que proporcionam uma sensação natural e progressiva, o novo e leve punho com sensor de posição do acelerador (APSG) ride-by-wire oferece uma resposta de acelerador instantânea.
Vasta gama de componentes GYTR para personalizar a sua R1 GYTR
As especificações da R1 GYTR podem chegar a um nível ainda mais elevado ao incluir uma seleção de outros componentes GYTR de alta tecnologia desenvolvidos pelos engenheiros da Yamaha Racing.
ESPECIFICAÇÕES
Motor
Tipo de motor: 4 tempos, Refrigeração líquida, 4 cilindros, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada: 998cc
Diâmetro x curso: 79,0 x 50,9 mm
Taxa de compressão: 13,0 : 1
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Alimentação: Injeção de Combustível
Chassis
Quadro: Chassis, Diamante
Ângulo do avanço de roda: 24°00
Trail: 102 mm
Sistema de suspensão dianteira: Suspensão telescópica
Sistema de suspensão traseira: suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro: 120 mm
Curso traseiro: 120 mm
Travão dianteiro: Dois discos hidráulicos, Ø320 mm
Travão traseiro: Disco hidráulico único, Ø220 mm
Pneu dianteiro: 120/70ZR17M/C (58 W) sem câmara
Pneu traseiro: 190/55ZR17M/C (75 W) sem câmara
Dimensões
Comprimento total: 2055 mm
Largura total: 690 mm
Altura total: 1165 mm
Altura do assento: 855 mm
Distância entre eixos: 1405 mm
Distância mínima ao solo: 130 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 201 kg
Capacidade Dep. Combustível: 17,0 l
Capacidade Dep. Óleo: 4,9 l