O primeiro sinal de que a Yamaha estava a desenvolver uma nova moto de aventura surgiu com o lançamento do conceito T7 em 2016, que suscitou enorme interesse e deu um vislumbre daquilo que estava por vir. Em 2017, a Yamaha apresentou o protótipo da Ténéré 700 World Raid, que estava um passo mais próximo da especificação de produção final. Mas haviam dúvidas de que o modelo de produção final fosse tão extremo. Qualquer incerteza desapareceu agora com a apresentação da Ténéré 700 uma moto que parece não estar longe do que ficou prometido no ano passado.
O desenvolvimento
Desde 2017, que o protótipo da Ténéré 700 World Raid tem feito exigentes teste por vários locais de terreno hostil e condições climatéricas difíceis mundo fora. Pilotado por uma equipa de pilotos profissionais que inclui o várias vezes vencedor do Dakar Stéphane Peterhansel e pilotos da equipa oficial de rali Yamalube Yamaha como Adrien van Beveren e Rodney Faggoter, o protótipo da World Raid foi testado ao limite. Com um espírito de aventura enraizado no seu ADN, cada moto de aventura Yamaha abrirá as possibilidades de
viagens sem fim e permite ao condutor descobrir uma sensação de total liberdade. Segundo a marca o único limite está na imaginação do utilizador.
A mecânica da Ténéré 700
Equipada com o motor de dois cilindros paralelo CP2 de 698 cc de grande sucesso e um quadro completamente novo, a Ténéré 700 foi concebida para proporcionar uma grande maneabilidade e agilidade em terra, para além de boas prestações e deslocações de longas distâncias em estrada, o que a torna numa moto de aventura extremamente capaz e versátil. A principal característica deste motor CP2 compacto é o seu binário forte e linear que proporciona resposta imediata do acelerador. Com 73,4 cv (54kw) de potência e um binário máximo de 68 Nm às 6500 rpm, este motor oferece o equilíbrio ideal entre performance e facilidade de utilização.
Estrutura central
Durante o desenvolvimento da Ténéré 700, um dos principais objectivos era obter um quadro estreito, ágil e leve que fosse igualmente adequado para condução na estrada e fora de estrada. Para satisfazer estes requisitos, os engenheiros da Yamaha desenvolveram o novo quadro duplo berço tubular aço leve, que combina baixo peso com elevada resistência, tornando-o ideal para uma grande variedade de condições de condução. Com uma distância entre eixos de 1590 mm e uma distância ao solo de 240 mm, a Ténéré 700 foi concebida para manter o controlo nos terrenos mais difíceis. As jantes de raios demonstram claramente que esta moto foi construída a pensar na condução todo-o-terreno séria. Com a sua capacidade para absorver de forma eficaz os impactos contínuos sofridos ao conduzir em terrenos difíceis. Os pneus Pirelli Scorpion Rally STR são equipamento de série e, uma vez que a Ténéré 700 inclui uma combinação de jante dianteira de 21 polegadas e jante traseira de 18 polegadas, é possível instalar uma grande variedade de pneus de acordo com os requisitos
Suspensões para todo o serviço
As suspensões de longo curso da Ténéré 700 são a prova de que esta é uma verdadeira moto de aventura com capacidades todo-o-terreno muito especiais. As forquilhas de 43 mm foram pensadas para proporcionar uma direcção precisa e suspensão suave. Com 210 mm de curso e total capacidade de ajuste, esta dianteira deverá permitir enfrentar os terrenos mais difíceis com confiança. Com um braço oscilante em alumínio leve para um baixo peso não suspenso, o sistema de amortecedor com ligação progressiva da traseira oferece 200 mm de curso que, tal como o sistema de suspensão dianteiro, foi concebido para superar as condições de condução todo-o-terreno mais difíceis, bem como proporcionar uma condução confortável em estrada. O amortecedor tem um regulador remoto que permite ajustar a pré-carga de forma fácil e rápida, de acordo com as condições de condução. O sistema de travagem é constituído por dois discos dianteiros ondulados de 282 mm e um disco traseiro ondulado de 245 mm e tem a opção de desactivar temporariamente o ABS sempre que necessário.
A ergonomia e o conforto
A capacidade de mudar o peso do corpo para a frente e para trás de acordo com o terreno à frente é crucial quando pretende manter total controlo em situações de condução todo-o-terreno e, por isso, a Ténéré 700 está equipada com um banco plano com 880 mm de altura e uma carenagem estreita que permite máxima agilidade do condutor. A carenagem compacta e o depósito de combustível estreito também lhe permitem apoiar-se no depósito com os joelhos, quer esteja de pé ou sentado, proporcionando-lhe maior confiança e controlo em todas as situações, quer esteja a conduzir em terra ou no asfalto. A nova Ténéré 700 está equipada com um conjunto de faróis com um visual unico que é uma derivação das motos de rali de fábrica. Um total de quatro faróis LED projectam feixes potentes de luz dispostos num padrão 2 + 2 e protegidos por uma viseira. O para-brisas compacto estilo rali e a carenagem dianteira foi pensado para oferecer excelente protecção contra o vento, sem deixar de manter o carácter elegante e leve da moto, e o guiador ao estilo de competição proporcionam-lhe uma posição de condução descontraída, quer esteja sentado ou de pé.
Instrumentação
O painel de instrumentos apresenta uma grande diversidade de informações no seu mostrador de LCD multifunções que incluem mudança engrenada, nível de combustível, dois conta-quilómetros parciais, estimativa da autonomia de combustível, bem como o consumo médio e imediato de combustível, entre outras. Com 16 litros de capacidade a autonomia desta Ténéré deverá ultrapassar os 350 km, segundo a marca. A zona da instrumentação foi concebida para acomodar a instalação de dispositivos de navegação, permitindo adicionar equipamento para satisfazer as necessidades de cada, incluindo GPS, leitores de rotas e smartphones.
A nova Ténéré 700 estará disponível no segundo semestre de 2019 em concessionários Yamaha por toda a Europa, com as decorações Ceramic Ice, Competition White e Power Black.