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R1

A História da R. O seu futuro

EM DESTAQUE

A R1 tem rompido constantemente com os limites da tecnologia Supersport desde que o modelo original mudou para sempre o mundo do motociclismo há mais de 25 anos. Construída sem dar lugar a cedências, esta excecional moto de competição é a Supersport mais emocionante do nosso tempo.

Todas as peças de tecnologia avançada na R1 foram desenvolvidas usando o conhecimento adquirido com o envolvimento da Yamaha em corridas ao mais alto nível. O notável motor de 4 cilindros EU5 de 998cc é um descendente direto da unidade M1 – enquanto a carenagem aerodinâmica vem diretamente do desenvolvimento adquirido nas pistas de corrida.

Mas acima de tudo é a incrível variedade de eletrónica inteligente da R1 que tornam esta moto tão especial. Equipada com tudo, desde um acelerador ride-by-wire, até um Sistema de Launch Control (LCS), Gestão de Travão do Motor (EBM), bem como Controlo de Travagem (BC) e muito mais, esta é a mais recente Yamaha superdesportiva construída para liderar o caminho na rua e na pista. Disponível com esquemas de cor e grafismos Icon Blue e Yamaha Black da próxima geração.

  

CARACTERÍSTICAS

  

Carenagem aerodinâmica ao estilo da M1

A R1 inclui um visual muito elegante com uma carenagem ao estilo da M1 totalmente integrada, que confere à moto um perfil agressivo desenvolvido para as corridas. Permitindo-lhe posicionar-se mais perto da moto, esta carenagem leve atinge os mais elevados níveis de eficiência aerodinâmica para um desempenho excepcional em alta velocidade.

 

Motor de planos cruzados altamente eficiente

Uma das principais características do motor com 4 cilindros de 998 cc da R1 é a cambota de planos cruzados com a sua sequência de ignição desigual de 270°-180°- 90°-180°, que fornece um forte binário linear. Equipado com um sistema de admissão especialmente eficiente e balanços de pino seguidor com um novo design, este motor desenvolvido para a competição oferece um desempenho notável nos regimes de alta rotação.

 

Acabamentos de alta qualidade

A R1 é fabricada com os mais altos padrões de qualidade usando materiais leves, incluindo titânio e magnésio, tornando-se num motociclo superdesportivo de alta tecnologia que impõe o maior respeito e incute um verdadeiro orgulho de propriedade. As cores e gráficos Icon Blue e Midnight Black da próxima geração sublinham o estilo premium desta moto icónica.

 

Suspensão KYB de 43 mm

A R1 está equipada com suspensão KYB de alta especificação de 43 mm com válvulas de amortecimento do tipo laminado. Em conjunto com o avançado amortecedor traseiro, este sistema de suspensão oferece-lhe uma sensação superior de contacto com a estrada que faz com que o condutor sinta a R1 como uma extensão do seu corpo.

 

Sistema de controlo de travão (BC)

A tecnologia está a transformar a forma como se conduz uma moto e a R1 conta com nada mais nada menos do que sete sistemas de controlo eletrónico. Com dois modos diferentes, o sistema de controlo de travão (BC) analisa o ângulo de inclinação, a aceleração na derrapagem e outros dados para ajustar a pressão do travão hidráulico e evitar bloqueios das rodas.

 

Sistema de gestão do travão do motor (EBM)

Para aumentar o controlo, que é essencial quando estamos na estrada ou na pista, o sistema de gestão do travão do motor (EBM) permite ajustar a força de travagem do motor. Com dados de vários sensores, o sistema EBM ajusta a abertura do acelerador, o tempo de ignição e o volume de combustível injetado para proporcionar três modos de travagem do motor para situações de condução diferentes.

 

Faróis LED de nova geração

A carenagem ao estilo de competição da M1 está equipada com faróis LED que projetam um aspeto elegante e ameaçador. O novo rosto agressivo da R1 inclui também novas luzes de presença compactas que reforçam a presença da moto e não deixam dúvidas quanto ao seu puro design sofisticado e com ADN de competição.

 

Acelerador APSG ride-by-wire

O controlo eletrónico do acelerador Yamaha (YCC-T) é ativado por um punho rotativo de alta tecnologia que confere uma sensação natural de controlo preciso. Com uma mola, um deslizador e uma engrenagem que proporcionam uma sensação natural e progressiva, o novo e leve punho com sensor de posição do acelerador (APSG) ride-by-wire oferece uma resposta de acelerador instantânea.

 

Sistema de controlo do arranque (LCS)

Com os dados de diversos sensores, o sistema de controlo do arranque (LCS) otimizado da R1M oferece mais controlo de alto nível nos arranques para corridas. Para arranques mais rápidos e agressivos, o modo LCS1 está programado para ser ativado às 9000 rpm com uma abertura do acelerador de 41 graus.

 

Material das pastilhas de travão de alta fricção

Os dois discos dianteiros da R1 com pinças monobloco são conhecidos pelos seus níveis incríveis de desempenho e sensação de travagem e a R1 está equipada com um novo material das pastilhas de travão de alta fricção que oferece uma travagem precisa e potente e vai permitir que o condutor explore todo o potencial desta lendária superdesportiva.

 

Pneus Bridgestone Battlax RS11

Seja para acelerar agressivamente, travar a fundo ou inclinar-se ao máximo nas curvas com a sua R1, precisa de confiar totalmente nos pneus. Com um padrão e um composto especial, os pneus Bridgestone Battlax Racing Street RS11 – com uma secção de 200mm atrás – oferecem os níveis mais elevados de tração juntamente com uma sensação fantástica.

  

Instrumentos em TFT com EBM e BC

O painel de instrumentos LCD de transístores de película fina (TFT) é um dos painéis de instrumentos mais sofisticados do mercado, e o ecrã a cores apresenta diversas informações a cores num formato fácil de ler, incluindo indicadores para os sistemas BC e EBM. Quando pretender ajustar algum dos controlos eletrónicos, basta mudar para o ecrã da YRC e selecionar as suas preferências.

  

ESPECIFICAÇÕES

  

Motor 

Tipo de motor: 4 tempos, Refrigeração líquida, 4 cilindros, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada: 998cc
Diâmetro x curso: 79,0 × 50,9 mm
Taxa de compressão: 13,0 : 1
Potência máxima: 147,1 kW (200.0 PS) a 13500 rpm
Binário máximo: 113,3 Nm (11,6 kg-m) a 11 500 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter húmido
Tipo de embraiagem: Húmida, Multidisco
Sistema de ignição: TCI
Sistema de arranque: Eléctrico
Sistema de transmissão: Sincronizada, 6 velocidades
Transmissão final: Corrente
Consumo de combustível: 6,8 l/100 km
emissões CO2: 159 g/km
Alimentação: Injeção Electrónica de Combustível

  

Chassis  

Quadro: Chassis, Diamante
Ângulo do avanço de roda: 24º
Trail: 102 mm
Sistema de suspensão dianteira: Suspensão telescópica
Sistema de suspensão traseira: Suspensão de ligação por braço, Braço oscilante
Curso dianteiro: 120 mm
Curso traseiro: 120 mm
Travão dianteiro: Dois discos hidráulicos, Ø320 mm
Travão traseiro: Disco hidráulico único, Ø220 mm
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17M/C (58W) sem câmara de ar
Pneu traseiro: 190/55 ZR17M/C (75W) sem câmara de ar

  

Dimensões 

Comprimento total: 2055 mm
Largura total: 690 mm
Altura total: 1165 mm
Altura do assento: 855 mm
Distância entre eixos: 1405 mm
Distância mínima ao solo: 130 mm
Peso (incluindo óleo e gasolina): 201 kg
Capacidade Dep. Combustível: 17,0 l
Capacidade Dep. Óleo: 4,9 l

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